Após anunciar um aumento no valor da assinatura nos Estados Unidos, no mês passado, a subida nos preços de todos os planos do YouTube Premium chegou também ao Brasil. Vale lembrar que o valor mensal do plano família já foi aumentado há menos de um ano e está recebendo um novo reajuste.
A partir de agora, o plano individual do serviço custará R$25 mensais (R$4 a mais do que o valor anterior, de R$21) ou R$249 anuais (antes, R$209 por ano). Já o plano família foi de R$35 para R$42 mensais, com um expressivo aumento de R$7. O plano para estudantes, por sua vez, agora custa R$14 mensais (antes, R$12,50).
Já no caso da assinatura separada YouTube Music — plano que é incluído no Premium —, os valores agora são de R$22 mensais ou R$220 anuais para a opção individual, R$35 mensais para o plano família e R$11 mensais para o destinado a estudantes. Os assinantes já estão recebendo emails informando o aumento.
Caso você queira assinar diretamente pelo aplicativo do YouTube para iOS, os preços são ainda maiores. Nesse caso, agora são R$33/mês para o plano individual e R$55/mês para o plano família. Os valores menores só estão disponíveis se a assinatura for realizada no site da plataforma ou no aplicativo para Android.
Como de costume, os assinantes atuais só passarão a pagar o novo preço a partir do próximo ciclo de faturamento, ainda tendo o período de um mês para cancelarem sem pagarem os valores reajustados. Os antigos assinantes do Google Play Música e do YouTube Red terão, segundo o 9to5Google, mais três meses até que seja cobrado o novo preço.
Nos EUA, a assinatura do plano individual custava US$12 mensais ou US$110 anuais, agora com o preço de US$14 mensais ou US$140 anuais. Vale lembrar que outros serviços de streaming também estão tendo seus preços aumentados, como o Spotify (que recebeu um aumento no seu valor no final do mês passado) e o próprio Apple Music (que aumentou no fim do ano passado).
O YouTube Premium está disponível no Brasil desde 2018 e oferece diversos benefícios para os assinantes. Entre eles estão a ausência de anúncios, a possibilidade fazer download dos vídeos, reprodução do áudio em segundo plano ou com a tela bloqueada, modo Picture-in-Picture (PiP) e a chance de testar novos recursos do app antes de outros usuários.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: Este é um artigo editorial do MacMagazine que foi posteriormente modificado com a inserção de um ou mais links publicitários.