O iMessage ganhou suporte a pré-visualizações de links do Threads. O recurso permite uma experiência mais imersiva, exibindo uma versão expandida do link compartilhado e do texto da publicação, além do avatar e do nome de usuário do autor.
Anteriormente, esse recurso era exclusivo de apenas algumas redes sociais como Twitter X e Mastodon; o Facebook, contudo, não fazia parte desta lista. A adição do Threads, portanto, pode sinalizar um claro apoio da Apple nessa empreitada da Meta.
Vale ressaltar que a Maçã tem sido seletiva quanto à lista de sites suportados na pré-visualização do iMessage. Embora a empresa não tenha uma conta oficial na plataforma, alguns de seus serviços, como o Apple Music e o Apple News, já têm perfis no Threads.
Além disso, Phil Schiller, ex-vice-presidente sênior de marketing mundial da Maçã e atual Apple Fellow, também é o único executivo da Maçã com uma conta pública no Threads.
A mudança segue a integração do iMessage com o Mastodon em fevereiro passado e vem em meio a grandes alterações no cenário das redes sociais, notadamente desde a aquisição do antigo Twitter (agora X) por Elon Musk.
Rede social ganha novidades
O app do Threads também ganhou novidades. Entre elas, está a possibilidade de ver as postagens curtidas, uma opção para melhorar a qualidade das fotos e dos vídeos publicados, além de uma nova forma de ordenar a lista de pessoas seguidas.
Para que o usuário veja as publicações que ele mesmo curtiu, basta ir em “Configurações” (na página do perfil) e procurar por “Suas Curtidas”. De acordo com o TechCrunch, o recurso foi liberado uma semana depois de aparecer nas versões beta.
Outra novidade é que agora é possível enviar fotos e vídeos com uma qualidade melhor. Basta ir em Configurações » Conta » Qualidade da mídia e ativar essa opção. Isso é ótimo para quem gosta de compartilhar conteúdo sem perder a resolução.
O Threads também facilitou a forma de organizar a lista de quem o usuário segue. Agora, dá para visualizar dos mais recentes para os mais antigos (e vice-versa). Para isso, basta o usuário abrir o seu perfil, clicar na lista de seguidores e ir até a aba “Seguindo”.
Versão web a caminho
Apesar de a nova plataforma ter apresentado um crescimento explosivo desde o seu lançamento, a Meta parece ter reconhecido a demanda por novos recursos. Nesse sentido, Mark Zuckerberg confirmou recentemente a chegada de uma versão web e busca avançada.
De acordo com ele, o desenvolvimento de uma versão web para desktop está em andamento. Uma prévia disso foi a exibição temporária de botões “Responder” nos perfis de usuários do Threads via web, embora eles não funcionassem.
O anúncio também destacou a inclusão de um recurso de busca avançada nas próximas atualizações. No momento, os usuários do Threads só podem pesquisar por outras contas, sem a opção de pesquisar por posts específicos ou palavras.
Embora com um crescimento sem precedentes, a falta de alguns recursos levou um pequeno número de usuários a abandonarem a plataforma. À medida que a empresa busca resolver os problemas, a Meta admitiu priorizar certas atualizações em detrimento de outras.
No entanto, a ausência de um cronograma para essas atualizações deixa os usuários na expectativa de quando poderão usar esses novos recursos. Aguardemos, portanto… ⌛