O melhor pedaço da Maçã.
CarPlay

O que é o Apple CarPlay?

O uso do celular, assim como o consumo de álcool, nunca combinou com direção. Graças a esse “vício”, muita gente já passou por problemas sérios.

Publicidade

Para tentar deixar a coisa mais segura, a Apple implementou, em 2014, o CarPlay no sistema operacional dos iPhones. Dessa forma, muitas das funções do smartphone passaram a ser usadas de uma forma muito simples e segura, sem que você se distraia tanto nos momentos em que estiver atrás do volante.

Saiba mais sobre ele nos próximos parágrafos! 🚘

O que é exatamente o CarPlay?

O CarPlay usa a central multimídia do seu carro para apresentar uma interface otimizada do iOS, a fim de ser usada em veículos. Assim, você pode fazer e receber ligações, consultar o itinerário de um mapa ou ouvir uma música de uma maneira simplificada e direto ao ponto.

Publicidade

Além de poder usar o sistema por uma tela sensível ao toque ou com botões/controles, você também pode pedir o que quiser usando a assistente virtual Siri.

Quais apps nativos estão disponíveis no CarPlay?

Atualmente, a Apple oferece os seguintes aplicativos nativos:

  • Telefone
  • Mensagens
  • Mapas
  • Música
  • Podcasts
  • Calendário
  • Audiolivros do app Livros (indisponível no Brasil)
  • News (indisponível no Brasil)

Obviamente, esses apps são otimizados para serem usados por motoristas — então nem todos os recursos desses mesmos apps em iPhones/iPads estão disponíveis no carro.

Exemplos de apps de terceiros disponíveis no CarPlay

Há vários apps de terceiros compatíveis com o CarPlay, como o Google Maps e o Spotify, por exemplo.

Meu iPhone é compatível?

O CarPlay está disponível em iPhones 5 ou mais recentes.

Meu carro é compatível?

Atualmente, a maioria dos veículos possui suporte ao CarPlay. Além de usar a central multimídia embutida do carro, você também pode instalar uma posteriormente — tanto com ou sem fios. Segundo a Maçã, mais de 80% dos veículos vendidos nos Estados Unidos já suportam a tecnologia — e aqui no Brasil não é muito diferente.

Publicidade

Entre as principais marcas, temos nomes como Audi, BMW, Chery, Chevrolet, Citroën, Fiat, Ford, Hyundai, KIA, Mercedes-Benz, Nissan, Peugeot e Volkswagen.

Publicidade

A General Motors (GM) anunciou recentemente que não vai suportar mais o CarPlay, mas isso é válido apenas para seus veículos elétricos. A Tesla também é outra marca muito conhecida que ainda não suporta a função na sua linha de carros elétricos.

Como usar o CarPlay?

Antes de mais nada, verifique se a opção de pressionar o botão lateral/Início para a Siri está ativada no iPhone. Para isso, abra os Ajustes, toque em “Siri e Busca” e ative “Pressionar Botão Lateral para Siri” (em modelos com Face ID) ou “Pressionar Início para Siri” (em iPhones com Touch ID).

Conforme comentamos mais acima, você pode conectar o CarPlay com ou sem fio.

  • Para uma conexão com fio: conecte o seu iPhone à porta USB do veículo com um cabo dedicado.
  • Em carros compatíveis com o CarPlay sem fio: mantenha o botão de comando por voz do carro pressionado no volante do carro. Em seguida, certifique-se de que o carro esteja no modo de conexão sem fio ou emparelhamento por Bluetooth e vá até Ajustes » Geral » CarPlay e escolha o veículo. A Apple informa que, em certos carros, basta conectar o iPhone via cabo; caso ele seja compatível com o CarPlay sem fio, você pode escolher se quer esse tipo de conexão nas próximas vezes.

Normalmente, a tela do CarPlay aparece de forma automática; se isso não ocorrer, toque ou selecione o ícone com o logo do recurso na central multimídia.

O futuro do CarPlay

Anunciada em 2022, a nova geração do CarPlay permitirá que fabricantes integrem ainda mais o software com o hardware do carro. Assim, você poderá controlar o rádio ou mudar a temperatura do ar-condicionado diretamente pela interface do CarPlay. Mais do que isso, por meio dele você poderá conferir a velocidade, o nível de combustível e a temperatura do carro.

Os primeiros veículos compatíveis com o novo CarPlay serão anunciados no fim de 2023, segundo a Apple.


E aí, você pretende usar o CarPlay ou ele já faz parte da sua rotina? 😊

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como alterar o layout da Caixa de Entrada do Gmail [iPhone, iPad e web]

Próx. Post

O que é o GymKit do Apple Watch?

Posts Relacionados