O melhor pedaço da Maçã.

O que é o FileVault no Mac?

Girts Ragelis / Shutterstock.com
Mac com um cadeado na tela

Não chega a ser novidade para ninguém o fato de a Apple levar segurança a sério em todos os produtos, serviços e softwares que ela lança.

Publicidade

Um dos recursos voltados justamente a isso é o FileVault, presente nos Macs desde os primórdios do Mac OS X 10.3 (Panther), em 2003. Mas o que seria exatamente isso e como ele funciona?

É o que vamos desmembrar a seguir! 👨‍💻

O que é o FileVault?

O recurso nada mais é do que o sistema de criptografia de todas as suas informações armazenadas no Mac. Esse processo é feito no disco de inicialização, de maneira com que outros usuários não possam ter acesso às suas informações pessoais — como em caso de roubos, por exemplo.

Publicidade

A Apple lembra que essa criptografia não pode ser feita em configurações de discos altamente particionados (como os conjuntos RAID).

Nota: se você possui um Mac com o chip de segurança T2, os dados do disco já são automaticamente criptografados. No entanto, a ativação do FileVault oferece proteção adicional, pois requer a senha de início de sessão para descriptografar os dados.

A configuração do FileVault em si requer um usuário administrador do macOS, ou seja, aquele que tem acesso a todo o sistema.

Ao ativá-lo, é possível desbloquear o disco de inicialização usando a sua conta e senha do iCloud (ideal para quem usa ou planeja usar o serviço de armazenamento na nuvem da Maçã) ou a Chave Reserva (nesse caso, é imprescindível que você guarde a combinação de letras e números em um lugar seguro; caso contrário, os arquivos e ajustes não poderão ser recuperados).

Como saber se o FileVault está ativado no meu Mac?

Para conferir isso, abra os Ajustes do Sistema, clique na aba “Privacidade e Segurança” e identifique a seção dedicada ao FileVault. Caso ele não esteja ativado, clique em “Ativar” e digite a senha usada para desbloquear o computador.

Em seguida, escolha como deseja desbloquear o disco e redefinir a senha em caso de esquecimento. Selecione, então, “Continuar”.

Lembre-se de, caso compartilhe o Mac com outras pessoas, as informações deles também serão devidamente criptografadas. Dessa forma, outros usuários fazem o desbloqueio do disco criptografado usando a senha de início de sessão do macOS.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

O que é o GymKit do Apple Watch?

Próx. Post

Vendas dos “iPhones 15” poderão iniciar em 22/9; Mac mini com chip “M3” estaria em desenvolvimento

Posts Relacionados