Na medida em que nos aproximamos da temporada de lançamentos da Apple, no segundo semestre deste ano, as previsões e especulações vão se intensificando, como de costume.
Nesse sentido, apenas alguns dias após o 9to5Mac divulgar que a apresentação da linha “iPhone 15” poderá ocorrer no dia 13 de setembro, o jornalista Mark Gurman (da Bloomberg) compartilhou em sua newsletter “Power On” mais recente informações bastante alinhadas a essa previsão.
Mais precisamente, ele apontou que os novos modelos estarão disponíveis por volta do dia 22 de setembro (sexta-feira), com o evento de apresentação dos dispositivos planejado para 12 ou 13 de setembro (terça ou quarta-feira).
Segundo Gurman, tal previsão significa que a Maçã contabilizará cerca de uma semana de vendas dos “iPhone 15” em seu quarto trimestre fiscal — que por sinal, poderá ser um período bastante complicado pela companhia, com mais uma possível queda nas vendas de iPhones (além daquela já verificada no terceiro trimestre fiscal), principalmente devido à retração do mercado de smartphones nos Estados Unidos.
Mac mini com chip “M3”
Gurman também trouxe informações sobre os testes de Macs com o chip “M3”, que poderá estrear em outubro. Segundo ele, a Apple poderá equipar mais uma máquina com o seu próximo processador: o Mac mini.

De acordo com dados de logs de desenvolvedores vistos por Gurman, o Mac em questão possui 8 núcleos de CPU1Central processing unit, ou unidade central de processamento. (quatro de eficiência e quatro de desempenho), 10 núcleos de GPU2Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico. e 24GB de memória integrada. Além disso, a máquina estaria rodando o macOS Sonoma 14.1, a primeira atualização da próxima versão do sistema operacional de Macs.
Esses seriam, portanto, todos os Macs que vêm sendo testados com a família de chips “M3”:
- MacBooks Air de 13 e 15 polegadas (chip “M3”)
- MacBook Pro de 13 polegadas (chip “M3”)
- iMac (chip “M3”)
- MacBooks Pro de 14 e 16 polegadas (chips “M3 Pro” e “M3 Max”)
- Mac mini (chip “M3”)
Como é possível notar, Gurman ainda não parece esperar versões do Mac Studio e do Mac Pro equipadas com os chips mais avançados da família “M3” — muito provavelmente porque eles já foram atualizados este ano, na WWDC23.
Até mesmo o Mac mini foi atualizado este ano, em janeiro, de modo que um possível novo modelo poderá não aterrissar ainda em 2023, considerando que ele também deverá contar com uma versão equipada com o chip “M3 Pro”. A ver…
Notas de rodapé
- 1Central processing unit, ou unidade central de processamento.
- 2Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.