O melhor pedaço da Maçã.

Aria, inteligência artificial à la ChatGPT, chega ao Opera para iOS

Após chegar aos desktops com o Opera One, a ferramenta de inteligência artificial generativa Aria acaba de aterrissar no aplicativo do navegador para iOS/iPadOS com a atualização para a versão 4.2.0. Baseado na mesma tecnologia do ChatGPT, da OpenAI, o recurso permite que você faça pesquisas “conversando” com o sistema.

Publicidade

Dessa forma, é possível fazer, por exemplo, perguntas à Aria sobre dúvidas que você tenha e sobre as quais queira fazer pesquisas na internet. A ferramenta, então, retornará para você respostas em texto referentes ao que foi inserido. Para usar o recurso, é necessário fazer login no app com sua conta do Opera.

O funcionamento da Aria lembra bastante o do ChatGPT, que também usa o formato de chat, além de a dinâmica estimular que perguntas ou pedidos sejam feitos, com o retorno dos resultados no estilo de respostas. Além de simples pesquisas, pode-se pedir à IA para gerar conteúdos e textos, como posts para redes sociais ou emails.

A Opera prometeu, ainda, interligar o recurso à infraestrutura do Composer, de modo a incorporar mais modelos de IA, tornando a ferramenta ainda mais efetiva. Assim como a empresa está integrando funcionalidades mais modernas ao navegador, a ideia também parece ser ir além do ChatGPT e dos sistemas da OpenAI.

Publicidade

Vale lembrar que a Aria já está disponível desde o final de maio na versão desktop do Opera One e na versão de testes do Opera para Android. Agora, foi a vez do app para iOS/iPadOS de ganhar a novidade — e na versão estável do app, liberada para todos os usuários.


Ícone do app Navegador Opera e VPN Privada
Navegador Opera e VPN Privada de Opera Software AS
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 4.5.0 (87.9 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Editor-chefe do Gizmodo processa a Apple alegando plágio no filme “Tetris”

Próx. Post

Project IDX, do Google, permite programação na web com IA

Posts Relacionados