Novas informações do Nikkei dão conta de que o SoftBank estaria planejando lançar as ações da Arm em uma oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) na NASDAQ ainda em setembro próximo. A Apple, por sua vez, seria uma das empresas interessadas em investir na empresa britânica de design de chips.
A Arm, vale lembrar, quase foi vendida pelo SoftBank para a NVIDIA — outra empresa interessada no IPO — por US$44 bilhões, mas o negócio acabou sendo bloqueado por órgãos antitruste em fevereiro do ano passado. Estima-se que as ações da subsidiária da companhia japonesa estejam avaliadas em aproximadamente US$60 bilhões, o que tornaria o negócio o maior IPO do ano até agora.
Esse investimento daria à Apple um pouco mais ingerência no futuro da arquitetura de chips desenvolvida pela Arm, a qual é a fundação de todos os chips da família Apple Silicon, incluindo os usados em iPhones. Nomes como Samsung e Intel também estariam entre os interessados em comprar papéis da empresa.
Atualmente, o SoftBank é dono de 75% das ações da Arm, enquanto o resto é controlado pelo SoftBank Vision Fund. A expectativa é de que as principais fabricantes de chips se tornem acionistas de médio e longo prazo e ajudem a estabilizar o preço das ações da Arm.
O SoftBank deverá solicitar o IPO na Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos no fim deste mês para depois obter aprovação da NASDAQ. A Arm, vale notar, licencia seus designs, os quais estão presentes em 95% de todos os smartphones, para mais de 500 companhias.
via 9to5Mac