Com os rumores apontando para a apresentação de novos Macs equipados com o chip “M3” em outubro, claro que muitos olhares estão voltados para as especificações da próxima geração de processadores da Maçã.
Nesse sentido, o jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, trouxe em seu novo boletim informativo “Power On” possíveis detalhes da futura linha completa de chips — ou seja, as versões “M3”, “M3 Pro”, “M3 Max” e “M3 Ultra” — com base em registros de máquinas em testes.
“M3”
- Configuração: 8 núcleos de CPU1Central processing unit, ou unidade central de processamento. (4 de desempenho e 4 de eficiência) e 10 núcleos de GPU2Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico..
- Macs: MacBook Pro de 13″, MacBook Air de 13″, MacBook Air de 15″, Mac mini e iMac. Também é provável que chegue aos iPads Pro.
“M3 Pro”
- Configuração básica: 12 núcleos de CPU (6 de desempenho e 6 de eficiência) e 18 núcleos de GPU.
- Configuração máxima: 14 núcleos de CPU (8 de desempenho e 6 de eficiência) e 20 núcleos de GPU.
- Macs: MacBook Pro de 14″, MacBook Pro de 16″ e Mac mini.
“M3 Max”
- Configuração básica: 16 núcleos de CPU (12 de desempenho e 4 de eficiência) e 32 núcleos de GPU.
- Configuração máxima: 16 núcleos de CPU (12 de desempenho e 4 de eficiência) e 40 núcleos de GPU.
- Macs: MacBook Pro de 14″, MacBook Pro de 16″ e Mac Studio.
“M3 Ultra”
- Configuração básica: 32 núcleos de CPU (24 de desempenho e 8 de eficiência) e 64 núcleos de GPU.
- Configuração máxima: 32 núcleos de CPU (24 de desempenho e 8 de eficiência) e 80 núcleos de GPU.
- Macs: Mac Studio e Mac Pro.
Como alertado por ele, as especificações reais poderão (naturalmente) mudar durante o processo de produção, de modo que as versões finais seriam diferentes do que a Apple está testando internamente.
Gurman também destacou que outra mudança a qual chegará com a geração de chips “M3” poderá ser novas opções de memória integrada. Mais precisamente, alguns MacBooks Pro em teste incluem versões com 36GB e 48GB — diferentemente dos modelos atuais, os quais podem ser configurados com 16GB, 32GB, 64GB ou 96GB de memória.
Por fim, enquanto o chips “M3” deverá estrear em outubro, o jornalista prevê que os Macs com chips “M3 Pro”, “M3 Max” e “M3 Ultra” não chegarão antes de 2024.
Mac Pro ameaçado?
Como apontado acima, Gurman disse que as máquinas que poderão ser equipadas com o chip “M3 Ultra” incluem o Mac Studio e o Mac Pro, porém somente “se a Apple continuar fabricando” esses modelos, como alertado por ele. A consideração é no mínimo plausível, já que alguns elementos do Mac Pro tornaram-se menos impressionantes, em parte devido à existência do Mac Studio.
Entre eles, as opções de expansão PCIe do novo Mac Pro são limitadas, bem como as opções de armazenamento, que só podem ser definidas a partir das possibilidades de configuração disponíveis na hora de comprar uma máquina.
Desse modo, se o comentário de Gurman for um indicativo dos planos da companhia, a Apple poderá demorar para lançar um novo modelo ou potencialmente desistir inteiramente dele em sua forma atual.
Notas de rodapé
- 1Central processing unit, ou unidade central de processamento.
- 2Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.