O melhor pedaço da Maçã.

Veja como evitar o bug do zoom em Stories do Instagram no iOS [atualizado]

Alterar posição dos botões nos Stories do Instagram

Nos últimos dias, vários usuários do iOS (incluindo eu) vêm enfrentando um bug bastante incômodo nos Stories do Instagram. O problema envolve o zoom da câmera ao gravar um vídeo no aplicativo da rede social: o app está aplicando zoom sem que o usuário tenha arrastado o dedo para cima — gesto que serve para aproximar a imagem.

Publicidade

O problema, contudo, não para por aí: mesmo que o usuário dê zoom voluntariamente, não é possível desfazê-lo durante a gravação, sendo necessário tirar o dedo da tela para que o registro seja interrompido, descartá-lo e iniciar um novo. Em muitos casos, porém, o zoom é feito de forma desordenada e à revelia, de modo que o processo de gravar um vídeo nos Stories como um todo fica prejudicado.

Essa situação motivou diversas reclamações de usuários, inclusive em redes sociais rivais e até em outros idiomas, mostrando que o problema vai além do Brasil. Até mesmo as buscas envolvendo os Stories do Instagram e o problema com o zoom ficaram entre as as mais frequentes dos últimos dias, segundo dados do Google Trends.

Como evitar o bug

Ainda não há soluções definitivas quanto à questão. Uma dica dada pelo Tecnoblog para evitar passar pelo problema ao gravar vídeos nos Stories, contudo, é usar o modo Mãos Livres, cuja utilização está ocorrendo sem problemas com o zoom.

Publicidade

Também é possível usar o gesto de pinça para aproximar/afastar o zoom da câmera do Instagram sem que o problema interfira nesse processo. Para isso, entretanto, você precisará usar uma mão diferente daquela que está segurando o dispositivo enquanto grava os Stories.

Outra sugestão dada por alguns usuários é o bom e velho procedimento de reiniciar o iPhone, embora isso não resolva o problema sempre.

Correção a caminho?

Até o momento, não há posição oficial da Meta (empresa-mãe do Instagram) sobre o bug. O problema, porém, aparenta limitar-se apenas à rede social, tendo em vista que a falha não vem sendo enfrentada, ao menos não com a mesma intensidade e o mesmo número de relatos, no app Câmera nativo do iOS ou de outras plataformas.

Publicidade

É provável que uma correção definitiva seja feita com uma atualização de software, o que não deverá demorar tanto. Antes que isso ocorra, porém, usuários terão que se contentar com as soluções provisórias supracitadas.

Alguém aí também está enfrentando esse problema?

Atualização, por Rafael Fischmann18/08/2023 às 10:30

O bug foi corrigido na versão 296.0 do Instagram, liberada hoje na App Store.


Ícone do app Instagram
Instagram de Instagram, Inc.
Compatível com iPhones
Versão 320.0.0 (269.6 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPhone 14 ajuda família perdida a tempo de ver show de Taylor Swift

Próx. Post

Netflix começa a testar jogos na TV e na web via streaming

Posts Relacionados