Há um bom tempo — em 2018, mais especificamente —, cobrimos um documentário sobre o Apple Newton, aparelho que é considerado um precursor do iPhone e do iPad. Antes disponível apenas para quem o comprasse, o filme foi, cinco anos depois, agora disponibilizado gratuitamente no YouTube.
“Love Notes to Newton” (ou “Notas de Amor para o Newton”, em tradução livre) possui pouco menos que 1 hora e 30 minutos de duração e tem como principal proposta mostrar como o assistente digital pessoal da Maçã foi e é adorado por praticamente todos aqueles que já o usaram.
O Apple Newton era amado por quase todos que tinham um. Veio de um grupo de P&D escondido nas profundezas da Apple Computer e foi desenvolvido por pessoas que acreditavam que ele era o próximo grande salto na computação. Em certo sentido, foi o dispositivo lendário que cunhou o termo “PDA”1Personal digital assistant, ou assistente digital pessoal. no início dos anos noventa e, em outro sentido, foi um fracasso devastador que chegou antes do seu tempo.
O lançamento gratuito de “Love Notes to Newton” não é por acaso. Neste mês, faz exatos 30 anos que o Apple Newton foi lançado. Embora seu anúncio tenha sido feito mais de um ano antes, o dispositivo chegou oficialmente às lojas em 3 de março de 1993.
Com um preço nem um pouco acessível e alguns problemas no lançamento, o dispositivo foi descontinuado alguns anos depois, com o retorno de Steve Jobs à Apple — mesmo sendo, já na época, reconhecidamente inovador.
via AppleInsider
Notas de rodapé
- 1Personal digital assistant, ou assistente digital pessoal.