A Apple anunciou hoje novidades para o aplicativo Podcasts, em especial no que tange ao recurso de assinaturas, lançado em 2021 — e prestes a ganhar novidades com o iOS 17. As funcionalidades anunciadas hoje buscam, mais uma vez, ampliar o controle que os criadores têm sobre as assinaturas, além de expandir outros recursos e divulgar uma parceria que também deverá ajudar produtores de conteúdo da plataforma.
A partir de agora, criadores poderão ver, na aba “Analytics” — dentro do Apple Podcasts Connect —, dados sobre quantas pessoas começaram um teste gratuito da assinatura do podcast, a porcentagem daqueles que converteram o teste em uma assinatura paga e uma estimativa dos proventos gerados. Pode-se, ainda, filtrar as informações a partir do período, do país/da região e do status de assinatura, além de poder comparar o desempenho de planos mensais com o de anuais.
Há, ainda, uma outra aba chamada “Trends”, por meio da qual pode-se visualizar o desempenho das assinaturas ao longo do tempo e usando vários filtros. Além disso, dá para filtrar as informações, por exemplo, pelo status da assinatura (como pessoas que assinam há um ano e há dois anos) com uma exibição que lança mão de recursos visuais. É possível também ver as tendências de ativações, cancelamentos, renovações e afins.
A ideia, como lembrado pelo The Verge, é responder às reclamações sobre as limitações da interface do recurso, oferecendo métricas mais complexas aos criadores. Algo interessante é que, segundo o chefe global de podcasts da Apple, Ben Cave, mais de um terço das assinaturas já feitas no app são anuais, mostrando a boa adesão por parte usuários. A nova interface estará disponível para todos os criadores com ao menos um papel no sistema; os dados que já eram exibidos continuarão a ser mostrados.
E as novidades não param por aí: o recurso Delegated Delivery — que permite a publicação de podcasts diretamente de serviços de hospedagem de terceiros — está ganhando justamente mais parceiros compatíveis. Até o fim do ano, Audiomeans, Captivate, Podspace, Transistor e Podbean ganharão suporte ao recurso, com o último da lista já recebendo a partir de hoje.
Por fim, foi anunciada uma parceria com a plataforma de estatísticas do mercado musical Linkfire. A empresa oferece a possibilidade de criar links “inteligentes”, os quais entregam uma série de dados sobre a interação da audiência com o conteúdo, sem desrespeitar a privacidade dos usuários.
Com o nome de Linkfire for Podcasts, o recurso permitirá, por meio da criação desses links — que deverão levar os usuários para páginas a serem criadas para os podcasts, com os episódios e conteúdo adicional — gerar dados sobre a reprodução. O diferencial é que as informações vão além de métricas simples, informando também sobre o engajamento, como se o usuário reproduziu ou seguiu o programa, tudo isso com dados anonimizados.
Pode ser adicionado ao link inteligente da Linkfire até mesmo um código do programa de afiliados do Apple Podcasts, de modo a integrar ambas as instâncias. O recurso tem uma série de utilidades, incluindo medir o impacto da divulgação de um podcast por meio de um canal específico ou de campanhas, também sendo possível observar a evolução com o tempo.
O objetivo, desse modo, é usar a expertise que a Linkfire já tem na promoção de músicas no âmbito dos podcasts — até porque, segundo o diretor comercial da empresa, existem similaridades no modo por meio do qual as pessoas consomem os dois tipos de mídia. Dessa forma, os criadores terão mais ferramentas para avaliar a popularidade dos seus podcasts do que apenas o número de downloads, por exemplo, podendo também observar o tempo gasto ouvindo os episódios.
Essa novidade estará disponível ainda neste ano, no outono do hemisfério norte (primavera do hemisfério sul). Segundo a Apple, “recursos adicionais” poderão ser desbloqueados “com uma assinatura do Linkfire for Podcasts”, a qual custará US$10 mensais. Não se sabe exatamente o que será gratuito e o que da ferramenta exigirá a assinatura.