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Instagram e Facebook agora exibem feeds cronológicos de Reels e Stories… na Europa

Primakov / Shutterstock.com
Apps do Facebook e do Instagram

Usuários do Instagram e do Facebook na União Europeia agora têm mais opções para desativar os conteúdos recomendados dessas plataformas, o que vale até mesmo para recursos como Reels e Stories, conforme divulgado pela Meta.

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Vale notar que já é possível visualizar conteúdos selecionados desses serviços usando feeds cronológicos sem recomendações. O Instagram, por exemplo, introduziu um feed cronológico em março de 2022, enquanto o Facebook anunciou uma aba “Feeds” pouco tempo depois, em julho do ano passado. Isso, portanto, será expandido para fornecer ao usuário a opção de acompanhar só os conteúdos que lhe interessam em mais áreas dos apps.

Por exemplo, no Facebook e no Instagram, os usuários terão a opção de visualizar Stories e Reels apenas das pessoas que seguem, classificadas em ordem cronológica, do mais recente ao mais antigo. Eles também poderão visualizar os resultados da pesquisa com base apenas nas palavras digitadas, em vez de [resultados] personalizados especificamente para eles com base em suas atividades anteriores e interesses pessoais.

Nick Clegg, presidente de assuntos globais da Meta.

A Meta informou, ainda, que os resultados de buscas foram aprimorados e se basearão somente nas palavras-chave digitadas pelo usuário — não em conteúdos com base em interações anteriores —, algo que também está limitado inicialmente à Europa.

A Meta está fazendo as alterações no Velho Continente para cumprir a Lei de Serviços Digitais (Digital Services Act, ou DSA) da União Europeia, novo regulamento que afeta a forma como as empresas de tecnologia moderam conteúdos em suas plataformas.

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Mais precisamente, a DSA exige que as plataformas permitam que os usuários optem por não receber recomendações personalizadas. Além da Meta, o TikTok anunciou mudanças semelhantes em seu serviço no início deste mês, as quais da mesma forma estão limitadas aos países europeus. É importante ressaltar que a mesma legislação também impacta a Apple, principalmente no que diz respeito às recomendações e aos anúncios da App Store.

Veremos, entretanto, se essas mudanças eventualmente chegarão a mais países — seja por pressão de mais órgãos internacionais ou por iniciativa própria da Meta.


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