O projeto Asahi Linux, que permite rodar o sistema do pinguim no Mac, alcançou um marco significativo ao adicionar o primeiro driver de GPU1Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico. compatível em máquinas da Maçã com chips das linhas M1 e M2.
Os planos de desenvolver um driver de GPU dedicado para Mac com Apple Silicon rodando Linux não eram novos e isso havia até já sido liberado em uma versão alpha. Segundo uma publicação, alcançar esse marco exigiu testes rigorosos para garantir a estabilidade e a confiabilidade do driver.
A equipe de desenvolvimento conduziu milhares de testes para garantir que o driver funcionasse bem e sem problemas. Além disso, um conjunto de testes abrangente foi usado para avaliar todos os recursos da implementação. Após o período de testes, foi realizada uma revisão de 30 dias supervisionada pelo Khronos, o órgão de padronização responsável pelo OpenGL ES.
O novo driver de GPU, compatível com o OpenGL ES 3.1, possibilita que aplicativos gravem as imagens específicas exibidas na tela, permitindo algoritmos flexíveis de processamento de conteúdos.
Tecnicamente, ao contrário dos drivers proprietários da Apple para as GPUs integradas nos SoCs2System on a chip, ou sistema em um chip. das linhas M1 e M2, que não estão em conformidade com APIs3Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações. gráficas como Vulkan, OpenGL ou OpenGL ES, o driver lançado pela equipe do Asahi Linux está alinhado com essas especificações oficiais.
Desse modo, se você estiver usando um Mac com Apple Silicon e executando o Asahi Linux — especialmente para jogos —, agora pode ser a hora de instalar o driver. Mais informações estão disponíveis na página do projeto.
via AppleInsider
Notas de rodapé
- 1Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.
- 2System on a chip, ou sistema em um chip.
- 3Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações.