Quem nos acompanha há mais tempo talvez se lembre de um caso, no fim de 2020, envolvendo reclamações de usuários sobre a condensação de água nos AirPods Max.
Mais precisamente, algumas pessoas têm notado a formação de umidade nos drivers dos fones de ouvido após usá-los por um longo período de tempo — o que, dependendo da quantidade de água acumulada, pode ser algo bastante significativo.
A condensação em questão.
A Apple nunca reconheceu publicamente que havia um problema nisso ou mesmo que se tratava de uma situação generalizada. No entanto, quase três anos depois das primeiras reclamações, vários casos semelhantes ainda repercutem e têm atraído novamente os olhares da mídia.
Conforme informações do 404 Media, a “Morte por Condensação”, como o problema foi denominado, não está apenas frustrando os usuários, mas também é considerada a causa de muitos casos de mau funcionamento dos AirPods Max.
Nesse sentido, uma publicação no Reddit sobre reparos dos AirPods Max aponta que a maioria dos “problemas de hardware se originam de problemas de condensação”. Em alguns casos, os fones de ouvido podem parar de funcionar aleatoriamente ou perder qualidade de áudio devido à condensação constante.
Como costuma acontecer, o problema resultou no lançamento de uma ação coletiva — que já tramita há dois anos — na Califórnia (Estados Unidos), alegando “um defeito latente e material [que] faz com que a condensação se acumule dentro dos AirPods Max, muitas vezes depois de apenas uma hora ou vários horas de uso normal”.
De acordo com a reportagem, os autores do caso estão negociando um acordo com a Apple. No entanto, a companhia disse que, com “uso normal”, os AirPods Max não apresentam esse problema.
Ao contrário de outros fones de ouvido, os protetores auriculares dos AirPods Max são magnéticos e removíveis, tornando qualquer umidade retida pelo calor do corpo ao redor da orelha (ou “condensação”) mais perceptível para os usuários quando eles removem os protetores auriculares.
Por não reconhecer a situação como um problema, a Apple não fornece uma política de reparo para casos como esse. Embora alguns clientes afetados tenham conseguido substituir seus AirPods Max gratuitamente dentro da garantia, outros não tiveram tanta sorte.
Resta-nos continuar acompanhando os desdobramentos da ação coletiva para sabermos se algo será feito — oficialmente — sobre a questão.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
via 9to5Mac