O melhor pedaço da Maçã.

Desenvolvedores se entusiasmam com testes de apps no Apple Vision Pro

Laboratórios do Apple Vision Pro

Enquanto o Apple Vision Pro não é oficialmente lançado — a previsão é que ele chegue às prateleiras (apenas nos Estados Unidos) no início do ano que vem —, desenvolvedores de todo o mundo se empenham na programação de softwares que rodarão no visionOS, sistema operacional que dará vida ao conceito de “computação espacial” concebido pela Maçã para seu novo dispositivo.

Publicidade

Além do simulador no Xcode, tanto quem está desenvolvendo um aplicativo nativo para o Vision Pro quanto quem conta com um app para iPhone/iPad e pretende portá-lo para a nova plataforma, pode fazer uma visita a laboratórios preparados pela Apple especialmente para testes com o dispositivo. A ideia é ter uma visão mais prática de como esses softwares se comportarão num dispositivo de realidade aumentada/virtual.

Em seu site para desenvolvedores, a Apple publicou depoimentos de alguns dos profissionais que já visitaram os laboratórios do Apple Vision Pro e o entusiasmo deles não poderia ser maior. De locais como Londres, Munique, Xangai, Singapura, Tóquio e Cupertino, esses devs puderam não apenas testar seus aplicativos, como também tirar dúvidas com especialistas da empresa para obter respostas às suas principais perguntas.

Michael Simmons, que é CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da companhia por trás de apps como o Fantastical, destacou que a experiência em ver o app rodando no Vision Pro foi como se tivesse sido “a primeira vez”, com uma sensação de ser realmente parte do aplicativo. Segundo ele, um produto como o headset da Maçã elimina a limitação das bordas presentes nos dispositivos que já conhecemos, indo “além das fronteiras”.

Responsável pelo app Widgetsmith, o desenvolvedor David Smith foi outro que ficou deslumbrado com os testes. Segundo ele, testar o software no simulador do Mac dá a impressão de que ele está em uma “caixa”, mas testá-lo no Vision Pro e vê-lo funcionando de verdade é algo totalmente diferente. Inclusive, algo que lhe proporcionou lições e aprendizados que lhe auxiliarão na continuação do desenvolvimento do app.

Publicidade

Esse também foi um ponto vantajoso para Ben Guerrette, um dos executivos responsáveis pelo editor de vídeos Spool. Para ele, a experiência com o Vision Pro foi essencial para que a equipe superasse o desafio de fazer um app, que é baseado principalmente no toque, funcionar em uma interface guiada a visão e gestos. “No começo, não sabíamos se funcionaria em nosso aplicativo”, opinou ele.

Quem também esteve nos laboratórios do Vision Pro foi Chris Delbuck, que é o principal tecnólogo de design do Slack. Segundo ele, o tempo em que pôde testar o dispositivo na prática o fez pensar instantaneamente em como os recursos visuais 3D do visionOS podem ser úteis para o aplicativo — o que, segundo o profissional, ele não teria sido capaz de pensar sem o dispositivo em mãos na cabeça.

Interessantes os depoimentos, não?

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

★ Em pré-venda, novos smartwatches da Mibro têm 50% de desconto até 28/8

Próx. Post

Apple TV+ divulga trailer da terceira temporada de “The Morning Show”

Posts Relacionados