Embora as previsões recentes sobre o esperado conector USB-C da linha “iPhone 15” tenham apontado velocidades de transferência de dados Thunderbolt/USB4, novas especulações sugerem que o cabo que virá com os dispositivos terá suporte para USB 2.0, tecnicamente bem mais lento.
A informação foi divulgada por Majin Bu [@MajinBuOfficial] no Twitter X, junto aos rumores recentes de que o cabo de carregamento USB-C para os “iPhones 15” serão maiores.
Ele também disse que não haverá chip de certificação MFi1Made for iPhone, iPad, iPod touch… no cabo, o que rebate rumores de que a Apple também limitaria a velocidade de dados dos acessórios não certificados pelo referido programa.
Em uma publicação feita há pouco, Bu disse que o suporte para velocidades maiores provavelmente será limitado aos modelos topos-de-linha — “iPhones 15 Pro/15 Pro Max” (ou “iPhone 15 Ultra”) — possibilidade que vai de encontro aos achados da ChargerLAB sobre o suporte para Thunderbolt/USB4 em todos os modelos, mas corroborando o analisa Ming-Chi Kuo já havia ventilado no fim do ano passado.
Há, ainda, chances de que a próxima linha completa de iPhones tenha suporte para Thunderbolt/USB4, mas a Apple venderá os cabos compatíveis com esse padrão separadamente — de modo que aqueles que virão na caixa dos “iPhones 15” serão compatíveis com USB 2.0 —, tal como já acontece com os iPads Pro.
Como sugerido pelo 9to5Mac, também é possível considerar que essas especificações não sejam dos cabos feitos para os próximos iPhones, mas para outros produtos como novas versões do Magic Mouse e do Magic Keyboard com porta USB-C, por exemplo. Desse modo, eles não precisam suportar velocidades USB 3.0 ou mesmo Thunderbolt.
Até a apresentação dos novos iPhones, possivelmente em meados de setembro, certamente ainda mais especulações emergirão — seja para refutar ou corroborar essas informações. Quais são as suas apostas?
Atualização25/08/2023 às 08:30
Corroborando a possibilidade de a Apple vender o cabo Thunderbolt separadamente para os “iPhones 15 Pro/15 Pro Max”, o leaker conhecido como Kosutami [@KosutamiSan] disse que o acessório poderá ter 80 centímetros e oferecer até 150W de potência.
Como ressaltado pelo MacRumors, essas especificações não significam necessariamente que os próximos iPhones topos-de-linha serão capazes de recarregar a uma potência de 150W. No entanto, isso é mais um indicativo de que a Maçã oferecerá especificações muito superiores às da porta Lightning atual.
Vale notar que a Maçã já comercializa um cabo compatível com Thunderbolt 3, Thunderbolt 4 e USB4 para transferência de dados a até 40Gbps, o qual está disponível em versões de 1,8m e 3m.
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-15-Pro-Max https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-15-Pro]] [[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-14-Plus,6499.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-14,5799.00]]NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
Notas de rodapé
- 1Made for iPhone, iPad, iPod touch…