O Google anunciou há pouco, durante o evento Cloud Next 2023, uma nova leva de recursos baseados em inteligência artificial para o Meet. Agora, além de gerar fundos para as suas chamadas, a Duet AI poderá entregar resumos do que foi discutido até um certo momento caso você chegue atrasado ou, até mesmo, participar de uma reunião no seu lugar.
Segundo a desenvolvedora do Android, para gerar um resumo de uma chamada, bastará clicar num botão no canto superior esquerdo da tela com o ícone de uma caneta com um brilho. Feito isso, é só clicar na opção “Summary so far” (algo como “Resumo até agora”) que a Duet AI começará a gerar um texto com os principais assuntos discutidos durante a reunião até aquele momento, permitindo que o usuário se inteire sem ter que interromper a conversa.
O usuário pode ainda interromper a geração do resumo a qualquer momento e, até mesmo, salvá-lo em um documento no Docs para dar uma olhada com mais calma depois. Além disso, usuários também terão acesso a um chatbot particular durante as chamadas para relembrar e tirar dúvidas sobre os assuntos que já foram discutidos pelos outros participantes.
Essa função, de acordo com o Google, será liberada primeiro no Labs, nos próximos meses, antes de ser lançada para o público geral. Rivais como o Microsoft Teams e o Zoom, vale notar, já contam com IAs capazes de gerar resumos de chamadas.
A segunda grande novidade do dia talvez também seja a mais útil e… polêmica. Intitulada “Attend for me” (“Compareça por mim”), ela faz exatamente o que o seu nome sugere: participa de uma chamada no lugar do usuário e pode, até mesmo, fazer considerações durante a discussão por ele.
De acordo com as informações, ao visualizar uma reunião no Google Agenda, usuários poderão notar uma nova opção ao lado dos tradicionais botão de “Sim” e “Não” com os dizeres “Compareça por mim”. Ao clicar nela, você terá a opção de escrever uma nota, a qual será exibida para os participantes da chamada durante a conversa.
Caso você esteja sem ideia do que escrever, ainda é possível clicar na opção “Help me write” (“Ajude-me a escrever”), posicionada logo abaixo. Ao fazer isso, o app usará IA para gerar um texto com os assuntos que você talvez queira que sejam discutidos durante a reunião.
Embora esse recurso tenha sido feito com a intenção de ajudar pessoas que não puderem participar de uma reunião por conta de um imprevisto ou de uma simplesmente incompatibilidade de agenda, é possível que ela seja usada por pessoas que simplesmente não querem participar de uma conversa, mas isso só o tempo dirá. No entanto, caso todo mundo clique em “Compareça por mim” antes do início de uma reunião, a chamada será rapidamente encerrada.
Esse segundo recurso, de acordo com o Google, será disponibilizado primeiro no Labs, no ano que vem, antes de ser lançado para todos os usuários do Google Workspace.
Por fim, o Google também anunciou o Studio look e o Studio Lightning, os quais já estão disponíveis e prometem melhorar a aparência do cenário onde o usuário está participando da conversa, tornando-os mais claros. O app também é capaz agora de gerar legendas traduzidas em 18 idiomas diferentes.
via The Verge