Antes limitada ao Android, o Google Fotos agora oferece a Pasta Trancada (Locked Folder) também no iOS e na web. Desde o seu lançamento, em 2021, o recurso tem sido uma opção para quem deseja proteger fotos sensíveis e capturas de tela de olhos curiosos.
Na prática, a pasta fornece uma camada adicional de privacidade, já que o que é posto nela não aparece na galeria principal, nos álbuns, nos resultados de busca ou sequer nas Memórias do app.
Além disso, os arquivos protegidos também são inacessíveis para outros aplicativos e só podem ser abertos após a confirmação da identidade do usuário por meio de uma senha (do dispositivo ou da Conta do Google) ou pela autenticação biométrica.
Com a atualização, usuários não só podem criar e acessar a Pasta Trancada no iOS e na versão web do Google Fotos, mas também fazer o backup do seu conteúdo para acessá-lo em outros dispositivos.
Por fim, o Google Fotos está simplificando suas configurações com um novo layout que categoriza as opções em menus de alto nível, incluindo Backup, Notificações, Preferências, Compartilhamento, Apps e Dispositivos e Privacidade.
A mudança, segundo a própria empresa, simplifica a experiência do usuário e aprimora o acesso às principais funcionalidades do aplicativo. Assim como as alterações na interface, a Pasta Trancada está sendo liberada gradualmente para todos os usuários.