Desde quando ainda se chamava Twitter, o X vem testando um recurso de chamadas de áudio e vídeo próprio para competir com serviços como o FaceTime e o WhatsApp. O ex-CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da rede social, Elon Musk, chegou a dizer, inclusive, que a novidade tornaria o X em um verdadeiro “livro de endereços global”.
Hoje, pouco mais de um mês após ouvirmos falar sobre essa novidade pela última vez, o bilionário voltou a compartilhar mais alguns detalhes sobre o recurso em um post no seu perfil pessoal. De acordo com Musk, ele funcionará tanto no iOS e no Android quanto no Mac e no PC, além de não exigir um número de telefone para funcionar.
O bilionário também voltou reforçar a ideia de um “livro de endereços global”, provavelmente levando em conta a grande base de usuários do X, que gira hoje em torno 400 milhões de usuários. Para ele, essa combinação de fatores torna o recurso de chamadas de áudio e vídeo do X “único”.
Musk, entretanto, ainda não compartilhou uma data de lançamento para a novidade, a qual já está em desenvolvimento há pelo menos alguns meses. Se ela será mesmo tão revolucionária quando o ex-CEO tenta fazer parecer ser, só o tempo irá nos dizer.
Esconder curtidas
O X passou a permitir nesta semana que assinantes do seu plano Premium (antigo Twitter Blue) escondam as suas curtidas em seus perfis. Essa novidade, vale notar, vem pouco tempo depois de os dois principais concorrentes da rede social, o Threads e o Bluesky, implementarem ferramentas que permitem ao usuário visualizar seus posts curtidos.
Quando essa opção estiver ativada, obviamente, só o dono da conta conseguirá acessar a aba “Curtidas” em seu perfil. Segundo o X, os itens dessa aba também serão ocultados nas APIs2Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações. da rede social, o que impedirá que aplicativos feitos por terceiros tenham acesso aos posts curtidos por usuários pagantes.
Esse detalhe, inclusive, é um grande diferencial em relação ao Bluesky, por exemplo, que apesar de também ocultar os posts curtidos pelo usuário para outras pessoas, permite que clientes de terceiros tenham acesso a esse tipo de informação através da sua API. Mesmo assim, quem quiser ter um pouco mais de privacidade no X, terá que desembolsar, no mínimo R$42/mês ou R$440/ano.
via TechCrunch
Notas de rodapé
- 1Chief executive officer, ou diretor executivo.
- 2Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações.