Um novo rumor aprofundou a ideia de que a Apple de fato estenderá o uso da computação espacial — iniciada com o Vision Pro — para outros produtos, criando um ecossistema em torno do conceito. Além da especulação relacionada a um novo AirTag, temos agora informações relativas a um possível iPhone “Ultra” que contaria com as referidas capacidades.
De acordo com um post de um leaker no Weibo visto pelo MacRumors, o novo modelo de iPhone — a ser lançado no futuro, após o lançamento do Apple Vision Pro no início de 2024 — poderia trazer câmeras que vão “liderar o mercado por repensar que tipo de fotos e vídeos um celular móvel pode capturar”. A fonte, segundo o veículo, teria um bom histórico de acertos, tornando o rumor um pouco mais crível.
A partir do que foi falado pelo leaker, pode-se entender que a novidade seria a captura de imagens “espaciais”, assim como o headset de realidade virtual/aumentada consegue, criando conteúdo imersivo em 3D. O Vision Pro é o primeiro a contar com hardware dedicado a essa capacidade, com uma câmera de três dimensões e sensores que produzem, segundo a Apple, fotos e vídeos com alta profundidade.
Apesar de o headset também conseguir exibir conteúdos da biblioteca do iCloud, o grande diferencial são fotos/vídeos produzidos usando o dispositivo, que consegue capturar em 3D. Desse modo, o futuro iPhone “Ultra” também poderá ter a capacidade de realizar essas capturas espaciais, aumentando as possibilidades de produção dessas fotos e vídeos — que poderiam ser vistas no Vision Pro, por exemplo.
O próprio leaker ressaltou a incompletude do rumor no estágio atual, de modo que, caso a especulação seja confirmada, ainda deveremos ouvir mais detalhes sobre a implementação desse recurso em um modelo de iPhone. Vale notar, contudo, que para a captura espacial, um fator importante é a distância entre os sensores, algo que certamente será um desafio para a engenharia do smartphone com esse recurso.
Apesar de os iPhones Pro mais novos contarem, por exemplo, com o sensor LiDAR — o qual já oferece alguma capacidade de mapeamento —, a computação espacial do Vision Pro está em um nível bastante mais avançado. Deverá ocorrer, pois, mudanças em matéria de hardware, com mais um sensor sendo adicionado.
Segundo o jornalista Mark Gurman (da Bloomberg), a Apple lançará um modelo de iPhone “Ultra” no ano que vem. Tal dispositivo deverá substituir o modelo Pro Max, tornando-se o mais poderoso. É possível, então, que as novas capacidades de captura espacial sejam um dos diferenciais do possível flagship.
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-15-Pro-Max https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-15-Pro]] [[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-14-Plus,6499.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-14,5799.00]]NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.