O novo Spark já está entre nós há algum tempo, mas a empresa o lançou agora na Mac App Store. Além de trazer um visual repaginado, ele também conta com os novos +AI Templates, que permitem a elaboração de rascunhos de emails usando modelos de linguagem e inteligência artificial.
Recapitulando as novidades, o novo Spark conta com uma caixa de entrada que é exibida de forma mais ampla na tela, com uma lista horizontal de novos remetentes para serem aceitos ou bloqueados. Também há uma opção à esquerda dos emails mais recentes para marcá-los como concluídos e/ou arquivá-los. Emails de notificações e de notícias são concentrados em abas específicas, assim como no Gmail.
À direita, há as opções para as diferentes abas do app, o que inclui uma tela inicial. Nela, mostra-se uma sugestão de horário para abrir a caixa de entrada, além de atalhos para recursos específicos e uma pré-visualização de emails recebidos. A ideia da interface é tornar a experiência de uso mais eficiente, permitindo que os usuários consigam adaptá-la ao seu fluxo de trabalho.
Os +AI Templates, por sua vez, são uma espécie de extensão do recurso +AI, que usa inteligência artificial para compor emails. Com o novo recurso, pode-se criar padrões de emails enviados com frequência usando IA, incluindo informações comuns para os modelos a serem reutilizados, apenas modificando os dados diferentes a partir do contexto, destinatário e afins. Essa inserção é feita de forma automática pelo app, bastando selecionar o template na hora de enviar um email.
Assim, é possível economizar bastante tempo enviando emails similares, também podendo-se salvar os templates em vários dispositivos e compartilhar com membros da equipe. Ao mandar diversos emails de um processo seletivo ou responder mensagens de forma similar, por exemplo, não será necessário copiar e colar o mesmo texto várias vezes. O recurso, porém, exige a assinatura Premium.
Na versão gratuita, são incluídas funções como a de marcar correios como concluídos ou de deixá-los de lado, bem como a Central de Comandos. Com a assinatura do Spark Premium (que custa R$41 mensais ou R$310 anuais, com 7 dias de teste gratuito) você também tem acesso a funções como bloquear remetentes indesejados, definir contatos prioritários e a de resumir emails com IA.
Vale ressaltar que o antigo app ainda continuará existindo, com o nome Spark Classic inclusive porque recursos como a caixa de entrada compartilhada ainda estão por serem implementados ao novo app. A ideia, então, é que todos os usuários migrem gradativamente para o app mais recente.
Os demais recursos disponíveis são os mesmos do app anterior, incluindo a sincronização entre diferentes dispositivos. Os recursos Premium, a partir de agora, só funcionarão no novo software.