A vice-presidente de relações com desenvolvedores da Apple, Susan Prescott, e o chefe de marketing do Vision Pro, Steve Sinclair, concederam recentemente uma entrevista ao DigiTimes, na qual comentaram um pouco a recepção do headset entre criadores de aplicativos após o seu anúncio e suas expectativas para o seu lançamento, mercado para 2024.
Um dos principais assuntos da conversa foi o rumor de que os workshops organizados pela Maçã para que desenvolvedores pudessem testar o Vision Pro estariam recebendo menos pessoas do que o esperado, o qual foi compartilhado por Mark Gurman (da Bloomberg). Esses sessões presenciais, vale lembrar, estão disponíveis apenas nas cidades de Cupertino, Londres, Munique, Xangai, Singapura e Tóquio.
Prescott, porém, desconversou e deu a entender que o feedback tirado desses laboratórios tem sido muito mais positivo do que o relatado. De acordo com ela, a empresa tem notado uma satisfação “extremamente alta” com os workshops organizados até agora.
Sinclair, por sua vez, disse que o número de downloads do SDK1Software development kit, ou kit de desenvolvimento de software. do visionOS “superou as expectativas” da Apple, reforçando a ideia de que o headset já é um sucesso entre desenvolvedores. O kit de desenvolvedor, vale notar, foi disponibilizado no final de julho, poucas semanas depois do anúncio do dispositivo.
Prescott disse que o plano agora é continuar trazendo mais desenvolvedores para o mundo do Vision Pro, mas sempre com foco na qualidade e não na quantidade. A empresa também está considerando emprestar unidades do headset para desenvolvedores e oferecer outras avaliações de compatibilidade e recursos online.
Não queremos apenas ter muitos aplicativos disponíveis para o Vision Pro — queremos que eles funcionem muito bem.
O DigiTimes também ouviu alguns desenvolvedores, como Ryan McLeod, criador do jogo Blackbox para iOS, que se mostrou um tanto hesitante quando a possibilidade da nova plataforma vingar ou não:
É difícil me imaginar inspirado o suficiente para desenvolver o Blackbox para o Vision Pro sem ter tido muito tempo de prática. Acho que será extremamente importante que o maior número possível de desenvolvedores — especialmente equipes independentes menores — tenha essa oportunidade e apoio para a plataforma.
Tommy Palm, CEO2Chief executive officer, ou diretor executivo. da Resolution Games, por sua vez, aparenta estar bem mais empolgado para desenvolver pro visionOS. De acordo com ele, a aposta da Apple no mercado de realidade virtual/aumentada será tão significante quando a entrada da empresa no mercado de computadores pessoais, na década de 1980.
Estou muito convencido de que a entrada da Apple nesse segmento de mercado será monumental.
Perguntado como a Apple vai fazer para convencer os consumidores a apostarem no Vision Pro, Sinclair ressaltou as características únicas do aparelho e disse que a empresa está trabalhando com desenvolvedores para explorar todas as capacidades do produto:
Uma das coisas que observamos é que, quando as pessoas colocam o Vision Pro pela primeira vez, ficam tão impressionadas com as novas experiências espaciais que veem que muitas vezes esquecem que estão realmente usando algo.
A entrevista completa pode ser conferida nessa página.
Notas de rodapé
- 1Software development kit, ou kit de desenvolvimento de software.
- 2Chief executive officer, ou diretor executivo.