A Apple anunciou hoje seus planos para integrar a App Store ao visionOS, sistema que equipará o Vision Pro, futuro headset de realidade mista (aumentada e virtual) da empresa. Segundo a Maçã, a loja de apps deverá chegar à versão beta do sistema até o fim deste ano.
Em seu comunicado, a Maçã explicou que o novo sistema operacional foi projetado para se integrar perfeitamente aos frameworks existentes do iOS/iPadOS, simplificando a adaptação por parte dos desenvolvedores.
A partir deste outono [do hemisfério norte], uma próxima versão beta para desenvolvedores do visionOS incluirá a App Store. Por padrão, seus aplicativos de iPad e/ou iPhone serão publicados automaticamente na App Store do Apple Vision Pro. A maioria dos frameworks disponíveis no iPadOS e no iOS também está incluída no visionOS, o que significa que quase todos os aplicativos de iPad e iPhone podem ser executados no visionOS sem modificações. Os clientes poderão utilizar seus aplicativos no visionOS no início do próximo ano, quando o Apple Vision Pro estiver disponível.
Por isso, a maioria dos apps e jogos já conhecidos estarão automaticamente disponíveis na App Store do Apple Vision Pro. Caso um aplicativo exija um recurso que não está disponível no headset, o App Store Connect informará o desenvolvedor de que ele não é compatível e precisará de atualizações antes de ser disponibilizado.
Como sabemos, o visionOS está em versão beta. Em junho passado, vale notar, a empresa lançou os kits de desenvolvimento e começou a distribuí-los para algumas pessoas, bem como tem ofertado laboratórios presenciais em partes do globo.
O site de desenvolvedores da Apple oferece mais detalhes sobre como explorar as possibilidades do Vision Pro e do visionOS. Com a chegada da App Store, a experiência do headset tende a ser aprimorada. Anunciado em junho passado, a previsão é que o novo dispositivo chegue em algum momento do início de 2024 por US$3,5 mil.