De acordo com o The Information, a Apple teria aumentado significativamente seus investimentos em inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina, com foco na melhoria da Siri no iOS 18 — atingindo uma média de milhões de dólares… por dia!
Ainda que o chefe de IA da Apple, John Giannandrea, tenha expressado certo descrédito com relação aos chatbots de inteligência artificial, parece que a empresa tem trabalhado discretamente na tecnologia nos últimos quatro anos.
Segundo a reportagem, há uma equipe da Maçã, composta por apenas 16 pessoas, que tem treinado modelos de linguagem. A empresa teria investido “milhões de dólares” nesse empreendimento, segundo relatos.
O objetivo disso tudo seria tornar a Siri mais inteligente e capaz de automatizar tarefas de várias etapas com comandos de voz, semelhantes ao aplicativo Atalhos (Shortcuts), que atualmente requer configuração manual.
A reformulação da Siri no iOS 18 visaria simplificar tarefas como criar GIFs a partir de fotos e enviá-los para amigos, por exemplo; tudo poderia ser executado em uma única ação ativada pela voz do usuário.
O The Information contou, ainda, que a Apple planeja integrar a assistente de forma mais profunda ao app Atalhos, que se tornou fundamental nos sistemas operacionais da empresa — principalmente no iOS —, oferecendo uma variedade de automações.
Além disso, a competição com o Google estaria incentivando a Maçã a buscar um lançamento antecipado ou simultâneo com a concorrente, dado que ela também estaria trabalhando para aprimorar as capacidades da sua assistente.
Vale ressaltar que a Apple tem persistido no que diz respeito à privacidade e ao processamento de dados no dispositivo, algo que a diferencia no mercado. Contudo, a adoção de modelos de linguagem avançados apresenta uma dificuldade para equilibrar a privacidade e a funcionalidade.
Com o iOS 17 prestes a ser lançado, a Siri ganhará melhorias em alguns recursos, como o reconhecimento e a resposta a múltiplas solicitações consecutivas, e a eliminação da palavra de ativação “Hey” (disponível apenas em inglês, por ora).
É possível esperar que o iOS 18 traga mais novidades para a assistente da Maçã, mas ele só deverá ser apresentado na WWDC24, a qual deverá acontecer em junho do próximo ano — conforme a tradição. Daqui para lá, ficaremos atentos a tudo!