O Spotify poderá restringir um dos seus principais recursos às contas Premium. Uma captura de tela publicada no X (ex-Twitter) indica que a exibição de letras das músicas poderá ser completamente removida do plano gratuito (com anúncios) — o que seria mais um esforço da plataforma para aumentar a base de usuários pagos.
De acordo com Naveen Tech Wala, alguns usuários “sem sorte” estão se deparando com uma mensagem os “convidando” a assinar o Spotify Premium caso queiram curtir as letras das músicas — recurso bastante popular que permite acompanhar, em tempo real, cada verso das canções disponíveis na plataforma.
Felizmente, como a novidade está aparecendo apenas para alguns poucos usuários selecionados, pode ser que não se trate de algo concreto. Em resposta ao The Verge, o codiretor de comunicações globais da empresa confirmou que trata-se de um teste — embora tenha deixado uma possível implementação em aberto.
No Spotify, realizamos rotineiramente uma série de testes, alguns desses testes acabam abrindo caminho para nossa experiência de usuário mais ampla e outros servem apenas como um aprendizado importante. […] Não temos mais novidades para compartilhar neste momento.
Caso confirmada, a novidade não seria uma completa surpresa, visto que o Spotify vem apostando no lançamento de novos recursos apenas para usuários pagantes nos últimos anos. É o caso do DJ, que usa inteligência artificial (IA) para criar uma estação para lá de personalizada para os usuários.