A Procreate anunciou hoje o Dreams, novo aplicativo da empresa para iPads que tem como foco a criação de animações 2D profissionais. O app foi apenas demonstrado e estará disponível para compra na App Store no dia 22 de novembro. Alguns recursos e detalhes sobre a solução, porém, já foram revelados.
Desenvolvida para iPads, a interface do app será voltada para a interação por meio de toques e/ou com ajuda do Apple Pencil e acessórios do tipo. Com a ferramenta Performing, por exemplo, será possível desempenhar várias ações usando gestos em tempo real. A linha do tempo da edição também é baseada em toques, sendo possível adicionar elementos de animação e de desenho, composições e outros apenas com gestos, de forma mais rápida do que com teclado e mouse.
Também estará presente a ferramenta Flipbook, similar ao Animation Assist, do outro app da Procreate. Esse recurso é bastante útil para criar várias peças de animação como GIFs, personagens animados de forma complexa e até para criar o chamado efeito cebola (técnica usada para que se vejam vários quadros de uma só vez). O software incluirá, ainda, opções de personalização de cores, opacidade e mais.
O Dreams também terá suporte a vídeos ProRes, com resolução até 8K, ótimo para fazer animação a partir de traçados em quadros de vídeos. Outra função bastante legal é o motor de áudio, algo especialmente interessante para adicionar narrações e dublagens de personagens, música e outros efeitos sonoros. O app contará, ainda, com renderização em tempo real, usando aceleração gráfica com suporte a API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. Metal, da Apple.
Assim como o app Procreate, o novo aplicativo contará com vários tipos de pincéis de desenho otimizados para o Apple Pencil, bem como com telas maiores e mais camadas, além de suportar outras fontes e arquivos criados no outro app da desenvolvedora. Isso inclui um novo formato que permite a abertura de arquivos grandes armazenados no iCloud de forma rápida e garantindo que o trabalho feito foi salvo.
A empresa está bastante confiante com o impacto do Dreams, afirmando que “mudará a indústria da animação”. Se isso se tornará realidade, não sabemos, mas é fato que o app original da empresa vem sendo o mais vendido (entre os softwares pagos) da App Store nos últimos seis anos, na medida em que o modelo de negócios não é baseado em assinaturas. E tal estratégia também se aplicará ao Dreams: ele custará US$20, bastando apenas realizar uma única compra.
Vejamos o impacto dessa nova ferramenta no trabalho dos artistas da animação!
via The Verge
Notas de rodapé
- 1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.