O ex-funcionário do Google Tony Aubé conseguiu rastrear seu MacBook furtado e ajudou a desmantelar um esquema de roubos na Europa, usando um AirTag e a rede Buscar (Find My). Os suspeitos do crime foram presos menos de 24 horas após a ação.
Conforme divulgou no TikTok, Aubé estava numa estação de trem em Bruxelas (Bélgica), preparando-se para voltar para casa. Por um descuido, sua mochila foi furtada enquanto ele olhava outras bagagens.
Utilizando o AirTag na bolsa e o app Buscar, o canadense conseguiu rastrear seus pertences. No entanto, os criminosos rapidamente descartaram o AirTag. Mesmo assim, Aubé continuou monitorando a localização do seu MacBook.
Quando as autoridades locais hesitaram em agir devido à imprecisão da localização, a vítima tomou as rédeas da situação. Ele vigiou um segundo local onde seu notebook havia sido detectado, aguardando para observar qualquer atividade suspeita.
Ainda no vídeo para o TikTok, Aubé conta que, após cinco horas, os ladrões saíram da casa. A partir daí, o ex-Googler seguiu os passos dos criminosos discretamente por mais três horas. Foi durante essa perseguição que a rede de roubo foi descoberta.
Aubé descobriu que os ladrões estavam em posse de diversos dispositivos roubados. Eles até tentaram frustrar os sistemas de rastreamento envolvendo os objetos em papel-alumínio, mas de nada adiantou.
Com essas informações e fotografias, Tony compartilhou tudo com a polícia. Seis horas depois, os ladrões retornaram à casa e foram presos; além do MacBook de Aubé, outros vários dispositivos também foram apreendidos.
Embora a história tenha terminado bem, autoridades e especialistas não encorajam pessoas a irem atrás de seus pertences por conta própria. Algumas das que já fazem isso ficaram feridas (ou coisa pior) em tentativas semelhantes.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
via AppleInsider