O Pixelmator Pro ganhou hoje uma nova atualização (versão 3.4) com diversas novidades voltadas à edição de arquivos PDF. O motor de edição de arquivos nesse formato do aplicativo foi repaginado, oferecendo agora novos recursos que prometem deixar o editor de fotos ainda mais completo e poderoso.
Pode-se, inicialmente, importar arquivos PDF com várias páginas e selecionar a que você deseja editar, escolhendo também a resolução e o tamanho da página. Pode-se, ainda, rodando macOS 12 ou mais recente, importar arquivos vetorizados, com formas e elementos de imagem como camadas, ou importar de forma que todas as camadas sejam fundidas.
Nesse sentido, agora é possível editar as camadas de um PDF, permitindo que elementos sejam adicionados, removidos ou rearranjados. Também se pode abrir PDFs com imagens, formas, máscaras e camadas com propriedades ainda mais complexas, envolvendo opacidade e outros modos.
Nos PDFs vetorizados, pode-se mudar o tamanho sem perda de qualidade graças ao escalonamento independente de resolução. Também foi adicionada a possibilidade de criar arquivos do tipo, bem como de exportá-los com todas as camadas intactas para usar em outros apps.
PDFs criados em apps da Apple, como o Safari e os da suíte iWork (Pages, Numbers e Keynote), também são compatíveis com o Pixelmator Pro, podendo-se editá-los com mais precisão, mas importando-os do jeito que estavam ao serem salvos. Elementos vetorizados, imagens e máscaras também podem ser editados nesse caso.
Por fim, outra novidade bastante interessante é a possibilidade de usar ações no app Atalhos (Shortcuts) para converter arquivos em outros formatos para PDF usando a nova ação de Converter Foto/Vídeo. No caso de conversão para vetorizados, as camadas podem ser fundidas com a nova configuração de preservar camadas. A ação pode ser, ainda, usada com outras ações nativas do macOS, como a de criar ou separar PDFs no Pages.
O Pixelmator Pro está disponível na Mac App Store e custa apenas o valor da compra única, sem assinaturas. Usualmente, ele custa R$250, mas está com um desconto de 30%. Ele requer o macOS Big Sur 11 ou posterior e é totalmente otimizado para Macs com Apple Silicon, além de ser um app universal, funcionando nativamente também em máquinas com chips Intel.