A Apple anunciou hoje seus novos iPhones e, com eles, deu adeus ao conector Lightning em favor do USB-C. O que ela não disse, contudo, é que os iPhones 15/15 Plus têm uma porta USB 2 com velocidade de transferências de até 480Mbps, a mesma do Lightning.
Com os holofotes voltados aos iPhones 15 Pro/15 Pro Max, eis a mudança real: graças ao chip A17 Pro e seu controlador USB, os modelos têm uma taxa de transferência de dados de até 10Gbps (USB 3) — isto é, desde que se use o cabo certo, vale ressaltar.
Prontos para mais um ponto negativo? A Apple não inclui um cabo compatível com USB 3 na caixa dos iPhones 15 Pro/15 Pro Max. Dessa forma, para aproveitar as velocidades mais rápidas, é preciso usar um cabo antigo ou… comprar um da empresa, que custa R$730.
A mudança para o USB-C abre possibilidades para os modelos mais caros, que agora suportam conexões diretas a pendrives, SSDs1Solid-state drives, ou unidades de estado sólido. externos, microfones, monitores 4K e até permitem recarregar um Apple Watch ou AirPods diretamente do dispositivo.
Além disso, eles também são capazes de gravar vídeos diretamente em SSDs externos. Isso elimina a preocupação de ficar sem espaço durante gravações — o que provavelmente obrigou muita gente a comprar um iPhone de 1TB no passado, por exemplo. A função é valiosa para quem depende do iPhone para realizar filmagens profissionais, por exemplo.
Portanto, se você deseja as vantagens das velocidades de transferência de dados mais rápidas do USB 3, precisará optar pelos modelos 15 Pro ou 15 Pro Max, que possuem os recursos necessários para suportar essas funções.
Preço parcelado: a partir de R$6.499,00 em até 12x
Cores: azul, rosa, amarelo, verde ou preto
Capacidades: 128GB, 256GB ou 512GB
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
Notas de rodapé
- 1Solid-state drives, ou unidades de estado sólido.