A novela do suposto banimento de iPhones na China acaba de ganhar mais um desdobramento. Primeiro, ficamos sabendo que membros do governo do país asiático teriam sido proibidos de usar iPhones; depois, que essa medida poderia ser expandida também para funcionários de empresas estatais — o que com certeza elevaria o patamar da situação.
Na última atualização sobre o assunto, entretanto, o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China, Mao Ning, disse que o governo não havia editado qualquer lei ou regra que proibisse o uso de smartphones estrangeiros, citando apenas algumas preocupações com cibersegurança.
Desta vez, de acordo com informações da Bloomberg, foi a vez de o governo dos Estados Unidos emitir uma declaração sobre o assunto, a qual foi divulgada um pouco antes da fala do porta-voz chinês. Segundo John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, esse suposto banimento seria “uma retaliação desproporcional” por parte do governo chinês:
Parece ser um dos tipos de retaliação agressiva e inapropriada a empresas dos EUA que vimos da RPC [República Popular da China] no passado.
Seja esse banimento oficial ou não, ele não parece se estender ao público geral, que continua podendo usar smartphones de marcas estrangeiras. Inclusive, a linha iPhone 15, apresentada na última terça-feira, será lançada normalmente na China, que é um dos mercados mais importantes do mundo para a Apple.
Vale lembrar que o governo dos EUA já tomou medidas parecidas no passado contra gigantes da tecnologia chinesas (como Huawei e ZTE), o que basicamente as proibiu e negociar com empresas americanas. O país também impediu que funcionários públicos usem o TikTok em seus dispositivos de trabalho.
Preço parcelado: a partir de R$6.499,00 em até 12x
Cores: azul, rosa, amarelo, verde ou preto
Capacidades: 128GB, 256GB ou 512GB
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
via AppleInsider