Se você já garantiu ou está pensando em comprar um dos iPhones 15, é bem provável que a seguinte pergunta esteja rondando a sua cabeça nos últimos dias: as cases dos iPhones 14 vão entrar nos novos modelos?
Essa pergunta é totalmente plausível e, para falar a verdade, reaparece sempre que uma nova linha de iPhones é lançada — afinal, se você está vindo do modelo anterior, seria ótimo economizar com esse tipo acessório, dado o preço nada em conta dos novos smartphones, não?
Pois bem, neste ano, a resposta curta e direta é: depende, mas não conte isso. Como comentamos nos nossos comparativos, os iPhones 15/15 Plus e 15 Pro/15 Pro Max possuem dimensões ligeiramente diferentes das dos seus antecessores, o que pode abrir certa margem para uma retrocompatibilidade entre as capas.
Vale notar que a própria Apple, entretanto, não recomenda reaproveitar as cases dos modelos do ano passado desta vez, dadas as diferenças não só nas dimensões, mas também no design dos novos modelos. Um detalhe para ficar atento, por exemplo, são as arestas ligeiramente curvadas de toda a linha iPhone 15, que podem sim afetar o encaixe dos aparelhos.
Mas cabe ou não?
Se mesmo assim você ainda tem esperanças de que vai poder usar as suas cases antigas nos novos aparelhos, saiba que a situação é um pouco mais incerta entre os iPhones 15/15 Plus.
O modelo de 6,1 polegadas (147,6×71,6×7,80mm), para início de conversa, é 0,9mm mais alto do que o iPhone 14 (146,7×71,5×7,80mm), embora seja praticamente idêntico em espessura e largura. Em outras palavras, apesar de pequena, essa diferença não é o suficiente para cravar que as cases são de fato intercambiáveis, mas se você tiver uma capa de iPhone 14 dando sopa, com certeza vale o experimento.
Por outro lado, as coisas ficam bem mais promissoras quando comparamos as dimensões do iPhone 15 Plus (160,9×77,8×7,80mm) com as do iPhone 14 Plus (160,8×78,1×7,80mm) — ambos com telas de 6,7″. Como é possível notar ao conferir as especificações dos dois modelos, as diferenças não passam de meio milímetro em todas as três dimensões, o que aumentas as chances de uma intercambialidade, mesmo que nada esteja garantido.
Se entre os modelos de entrada temos uma “gordurinha” que nos permite, pelo menos, especular se as cases irão servir ou não, a mesma coisa não pode ser dita para os modelos Pro — tanto entre os modelos de 6,1″ quanto com os de 6,7″.
Além de as diferenças entre as medidas serem um pouco mais sensíveis, o maior obstáculo fica por conta do botão de Ação, que, ao contrário da antiga chave de alternar entre os modos de Toque e Silencioso, precisa ser pressionado para funcionar — ou seja, por mais que você consiga forçar um encaixe e o botão fique alinhado com a furação da case, interagir com ele ainda será um desafio.
Em resumo, se você tem um dos modelos “base” da linha iPhone 15 e está vindo de um modelo equivalente da linha iPhone 14, vale pelo menos testar se as cases servem ou não, embora não seja muito recomendável contar 100% com essa possibilidade. Se, por outro lado, você tem um iPhone 15 Pro ou 15 Pro Max, a decisão mais prudente é comprar uma capa de proteção feita sob medida para os modelos.
E você, está de olho em um dos novos aparelhos? Comente!
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-15-Pro https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-15-Pro-Max]] [[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-14-Plus,6499.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-14,5799.00]]NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
via XDA Developers