Uma das maiores demandas de usuários do WhatsApp está mais perto do que nunca de ser finalmente atendida: um aplicativo para iPad.
Mais de dois anos atrás, indícios no aplicativo do mensageiro para iOS apontaram para o lançamento de um app para iPadOS, após o lançamento do suporte a múltiplos dispositivos. Mais recentemente, o mensageiro chegou a testar a possibilidade de usuários adicionarem um iPad como dispositivo conectado, embora não se tenha ouvido muito mais sobre o tema desde então.
Hoje, porém, temos uma novidade bastante importante nesse âmbito. De acordo com o WABetaInfo, o WhatsApp disponibilizou, com a versão beta de número 23.19.1.71 do seu app para iOS, um app compatível com o iPadOS. Aqueles inscritos no programa de testadores do mensageiro já podem baixar a nova versão do app pelo TestFlight em seus tablets.
A mecânica de configuração e uso é basicamente a mesma do WhatsApp na web e da versão do mensageiro para desktop. Deve-se acessar o app para iOS/Android, ir até a aba “Aparelhos conectados” nas Configurações e adicionar o iPad, lendo o código QR exibido. As mensagens são, então, carregadas, e é possível usar o app normalmente.
O interessante é que, assim como no desktop ou na versão web, o app beta para iPad também funciona de forma independente do iPhone. Ou seja, após a configuração inicial — a qual ainda necessita do smartphone —, pode-se enviar mensagens e realizar chamadas sem precisar manter o celular conectado à internet, embora os conteúdos sejam sincronizados entre os dispositivos e continuem protegidos pela criptografia de ponta a ponta.
Como o recurso ainda se encontra em fase beta, apenas os que têm acesso à versão de testes mais recente do app do mensageiro para iOS (23.19.1.71) conseguirão usar o app para iPadOS. Também é possível que haja mudanças até o lançamento da novidade para o público em geral, como a correção de bugs atualmente existentes envolvendo os Status e o envio de localização em tempo real.
Mesmo que ainda não se saiba exatamente quando o app para iPadOS será liberado para todos os usuários, o lançamento de uma versão beta funcional para os testadores já é um grande indício de que estamos próximos de o recurso ser disponibilizado para o público em geral. Trata-se de uma ótima notícia, a qual aproximará ainda mais a experiência de uso do iPad à dos Macs, podendo-se usar o mensageiro no tablet sem a necessidade de recorrer ao WhatsApp Web.