O melhor pedaço da Maçã.

Widgetsmith 5.0 incorpora widgets interativos e “resgata” o iPod classic

Widgetsmith 5.0

Uma das novidades do iOS 17liberado ontem — são os widgets interativos. Agora, pode-se tocar nos blocos para que eles realizem algumas ações simples, sem ser transportado para o aplicativo em questão.

Publicidade

Graças a isso tudo, o Widgetsmith, popular app que oferece uma série de opções para widgets, ganhou — com a liberação da versão 5.0 — recursos que se aproveitam dessas novas possibilidades do sistema.

O widget mais popular do app (o de fotografia) agora oferece a opção de coleções de fotos em diversos formatos. Assim, você pode escolher entre exibir fotografias no formato de carrossel, galeria ou um outro de “flow”, que exibe várias ao mesmo tempo. Outra opção é a de combinar fotos e widgets (seja ao tocar ou mesmo dividindo a área do recurso), bem como a de escolher fotos para serem exibidas apenas ao tocar no widget.

Além dessas opções, há novidades relacionadas ao Apple Music, bem como aos apps Calendário (Calendar) e Tempo (Weather). Um novo widget conta com uma interface bastante nostálgica, semelhante à do antigo iPod classic (estilo chamado Cover Flow), que exibe as capas de álbuns e playlists no modo paisagem — podendo-se navegar por eles ao tocar no widget, bem como iniciar a reprodução ao selecionar um dos discos.

Outros widgets incluídos na nova versão do aplicativo são especialmente interessantes por promoverem uma espécie de otimização do espaço, oferecendo abas diferentes. Assim, em um mesmo widget, há botões na parte inferior para selecionar áreas relativas à previsão do tempo, ao calendário e ao relógio.

Publicidade

Há também opções dedicadas a cada uma dessas áreas. Novos widgets de calendário, por exemplo, oferecem a possibilidade de tocar em diferentes dias para verificar os seus respectivos compromissos, enquanto opções do tempo permitem navegar pelas previsões meteorológicas de vários dias ou por diferentes tipos de previsão tocando no widget.

Uma adição bastante simpática foi a de um widget de um pequeno jogo no estilo 2048, em que você vai somando blocos com números que são potências de 2, até algum deles atingir 2048. Há quatro botões a serem tocados para interagir com o widget e manejar os blocos; pode-se emparelhar um widget a outro, para que este seja tipicamente exibido. Segundo o desenvolvedor do app, David Smith, a ideia é adicionar mais jogos no futuro.

Por fim, além de os widgets em geral serem compatíveis com o modo Em Espera (StandBy), o Widgetsmith ganhou uma nova opção dedicada ao novo modo. Trata-se de um relógio digital com os números em um tamanho bastante grande, facilitando a visualização enquanto o iPhone está carregando. Também foi adicionada uma opção de fuso horário direcionada a essa área do sistema.

Vale lembrar que, assim como os widgets de antes, os novos seguem sendo bastante personalizáveis, sendo possível escolher cores e outros detalhes. Além disso, apenas é possível interagir com os widgets por meio de toques — e não arrastando neles, por exemplo. Trata-se de uma limitação do sistema, ainda que a novidade já tenha representado um avanço interessante.

Publicidade

As novidades são um belo exemplo do potencial que o novo recurso tem em melhorar a usabilidade do sistema. Além dos novos recursos, a atualização do Widgetsmith inclui algumas correções de problemas, como bugs nos widgets de fotos. O app é gratuito para baixar, havendo uma assinatura para liberar todos os recursos, a qual custa R$8,50/mês ou R$83/ano.


Ícone do app Widgetsmith
Widgetsmithde Cross Forward Consulting, LLC
Compatível com iPadsCompatível com iPhones Compatível com o Apple Vision Pro
Versão 6.4 (99.2 MB)
Requer o iOS 14.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App StoreCódigo QR Código QR

via MacStories

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Halide 2.12 zera atraso do obturador e traz novidades focadas no iOS 17

Próx. Post

Uber Pass é substituído por novo programa de assinatura no Brasil

Posts Relacionados