O Facebook anunciou a liberação de uma prática já bastante comum entre os usuários da plataforma: a criação de até quatro perfis adicionais além do principal. A empresa destacou como alguns usuários preferem organizar as suas redes sociais separando pessoas de diferentes círculos e/ou criando contas para propósitos específicos, de modo que o novo recurso propicia essa possibilidade.
Testes também ajudaram a Meta a perceber como múltiplos perfis podem ser algo útil para as pessoas terem uma experiência de uso mais organizada, tal como ocorre no Instagram. O novo recurso do Facebook já começou a ser liberado em todo o mundo e chegará aos usuários ao longo dos próximos meses.
Os novos perfis ficarão, porém, associados ao perfil principal do usuário. Para criar os adicionais, deve-se tocar no ícone da sua foto e escolher a opção de criar outro perfil. Então, o procedimento é o habitual de criar uma conta, incluindo a definição de um novo usuário, novas conexões e afins. Os perfis adicionais poderão ser acessados nessa mesma área, ao lado do nome do principal.
De início, os perfis adicionais também terão algumas limitações. Recursos como Namoro, Marketplace, pagamentos e modo profissional não estarão disponíveis. O Messenger só será disponibilizado no futuro, devendo a troca de mensagens ser feita pelo próprio app do Facebook ou pela web. Além disso, os adicionais apenas poderão ser criados por usuários adultos.
Apesar de ficarem associados à conta principal, os perfis adicionais guardarão certo grau de separação entre si — e em relação ao original. Configurações de notificações e privacidade, por exemplo, não serão importadas de um para o outro, devendo ser ajustadas separadamente em cada conta para evitar surpresas. O perfil principal, por sua vez, não mostrará que você criou adicionais.
As políticas de autenticidade e integridade do Facebook também continuarão valendo para os perfis adicionais. Ou seja, mesmo que você não precise colocar o seu nome verdadeiro nos novos perfis — como é necessário no principal —, não é permitido fingir ser outra pessoa, representar sua identidade de forma incorreta e/ou violar as políticas da rede. Usuários que descumprirem as regras repetidamente serão proibidos de criarem perfis adicionais e outras medidas também poderão ser tomadas.