O chefe de inteligência artificial (IA) da Apple e ex-Googler John Giannandrea depôs recentemente durante um processo antitruste movido pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ, na sigla em inglês) contra a gigante de buscas.
Dentre outras coisas, Giannandrea aproveitou para mencionar um recurso presente no iOS 17, liberado para o público em geral na semana passada. Nele, os usuários podem agora definir um navegador padrão diferente enquanto estiverem usando o recurso de Navegação Privada.
Para encontrar a opção, basta ir até Ajustes » Safari e escolher o navegador de preferência tocando em “Buscador Privado” — nós já havíamos mostrado isso, inclusive, em nosso vídeo sobre as novidades do Safari no iOS 17.
Ainda sobre o processo em si, outras importantes testemunhas deverão ser chamadas nos próximos dias/semanas, como é o caso do vice-presidente sênior de serviços da Maçã, Eddy Cue.
No caso dele, o depoimento está marcado para esta terça-feira (26/9). Adrian Perica, vice-presidente de desenvolvimento corporativo da empresa, também deverá depor em breve, mas a data para isso ainda não foi divulgada.
O processo antitruste tem como objetivo investigar se o Google abusa da sua posição de domínio no mundo de buscadores.
A Apple, vale observar, não é citada nominalmente nesse processo, mas um dos principais aspectos do julgamento é justamente o acordo bilionário entre a Maçã e o Google para ser o mecanismo de pesquisa padrão dos aparelhos da marca.
via 9to5Mac