O melhor pedaço da Maçã.

48ºC: usuários relatam superaquecimento de iPhones 15 Pro [Max] [atualizado]

Greg Joswiak apresentando o iPhone 15 Pro no evento "Wonderlust"

Os iPhones 15 Pro/15 Pro Max já foram devidamente anunciados, lançados e entregues para os primeiros compradores, mas isso não quer dizer que as primeiras semanas de vida dos novos flagships da Apple não estejam sendo marcadas por boas doses de polêmicas.

Publicidade

Depois de reclamações envolvendo o titânio dos novos modelos e a qualidade das cases FineWoven, uma nova leva de relatos indica que os novos smartphones profissionais da Apple estariam superaquecendo e, por consequência, sofrendo com thermal throttling — que é quando o sistema se vê obrigado a diminuir a performance da CPU1Central processing unit, ou unidade central de processamento./GPU2Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico. para reduzir a sua temperatura.

Relatos do tipo podem ser encontrados aos montes no X (ex-Twitter), com alguns usuários dizendo que o problema fica ainda pior em situações de uso prolongado e ao alimentar o iPhone via carregamento rápido. Em situações mais extremas, como demonstrado pelo reviewer chinês Geekerwan, os modelos podem atingir temperaturas na casa dos 48ºC!

Isso é uma loucura. O iPhone 15 Pro pode atingir temperaturas de até 48 graus. Dragão de fogo da Maçã! 😂😂

Alguns usuários chegaram a dizer nos fóruns de suporte da Apple que seus aparelhos ficaram quentes a ponto de não ser mais possível segurá-los com a mão sem sentir algum desconforto. Outros também relataram temperaturas altas após passarem alguns minutos conversando com alguém numa chamada ou ao realizar tarefas simples por um período prolongado, como navegar por apps de redes sociais.

Publicidade

No caso do iPhone de Geekerwan, a temperatura foi atingida durante uma sessão no jogo Genshin Impact, com todas as configurações gráficas ajustadas para o máximo. A temperatura ambiente era de 25ºC e a tela do aparelho estava ajustada com um brilho de 300 nits.

O A17 Pro, mesmo assim, ainda conseguiu se sair melhor do que o A16 Bionic, mesmo que por uma margem apertada:

Ao rodar o jogo Resident Evil Village logo em seguida, com uma resolução de 1560×720 pixels, o reviewer viu a taxa de quadros cair para até 30 quadros por segundo. Foi nessa hora que o thermal throttling ficou ainda mais perceptível.

Publicidade

O chip A17 Pro, vale lembrar, foi desenvolvido em cima de uma litografia de 3 nanômetros que, pelo menos em teoria, seria mais eficiente energeticamente do que o A16 Bionic, produzido num processo de 4nm. Durante a keynote de apresentação dos novos iPhones, a Apple passou um tempo considerável falando sobre como o novo chip é capaz de rodar até mesmo jogos de consoles.

Ainda não está claro, contudo, se isso se trata de um problema geral ou não, já que outros usuários também relataram não terem notado nenhum desses problemas. Caso seja algo mais generalizado, é provável que a Apple solte uma atualização de software para recalibrar os componentes dos iPhones 15 Pro/15 Pro Max e fazê-los rodar um pouco menos quentes.

Acompanhemos…

via BGR

Atualização26/09/2023 às 13:50

O analista Ming-Chi Kuo, da TF International Securities, disse há pouco em um post no Medium que não acredita que os problemas de superaquecimento da linha iPhone 15 Pro/15 Pro Max estejam relacionados com o node avançado de 3 nanômetros da TSMC.

Publicidade

De acordo com suas pesquisas, é mais provável que esses problemas sejam uma consequência das concessões que a Apple teve que fazer no sistema de resfriamento dos novos modelos para torná-los mais leves. Segundo ele, além de o titânio prejudicar a dissipação de calor, os aparelhos também contam com uma área menor para isso.

Kuo também corroborou a ideia de que a Apple deverá corrigir esse superaquecimento com uma atualização de software, caso contrário, a vida útil dos novos modelos poderá ser prejudicada.

[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-15-Pro https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-15-Pro-Max]]

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Notas de rodapé

  • 1
    Central processing unit, ou unidade central de processamento.
  • 2
    Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPhone 15 Pro Max tem a 2ª melhor câmera do ranking do DXOMARK

Próx. Post

★ UPDF Editor para usuários Apple: edite e sincronize PDFs entre plataformas

Posts Relacionados