Além de ser um dispositivo dedicado a leitura de livros digitais, o Amazon Kindle também está presente como forma de aplicativo nas principais plataformas (iOS, iPadOS e Android).
No caso dos Macs, a gigante de varejo havia enviado um email aos usuários do aplicativo para informá-los de que o app seria substituído por uma versão nova, que incluiria uma “experiência superior de leitura de livros e gerenciamento de bibliotecas”.
Agora, conforme prometido no mesmo email, esse novo app do Kindle para Macs finalmente foi liberado na Mac App Store — coincidentemente ou não, no mesmo dia da liberação da versão final do macOS Sonoma 14.
Entre as novidades destacadas pela Amazon estão um gerenciamento aprimorado da biblioteca, a possibilidade de personalização (tamanho do texto, tipo de fonte, cor do plano de fundo, etc.) e a adição de notas.
Também é possível, agora, importar documentos pessoais usando o Send to Kindle; as suas coleções criadas no app são agora sincronizadas com a conta Amazon e com os apps do Kindle disponíveis em outros dispositivos.
O bacana é que esse app passou a ser um único binário (um mesmo app para iPhones, iPads e Macs). Ele requer um Mac rodando minimamente o macOS Big Sur 11 ou posterior e iPhones/iPads rodando o iOS/iPadOS 14 ou sistema mais recente.
Por outro lado, a empresa ainda mantém na Mac App Store a versão antiga do app — chamada agora de Kindle Classic, já que ele é compatível com Macs rodando a partir do macOS Mojave 10.14. Com isso, ele segue sendo útil para quem não quer atualizar ou não tem um Mac compatível com versões mais novas do sistema. 📚