Conforme uma reportagem na edição mais recente da Business F1 Magazine, a Apple está considerando fazer uma oferta de até US$2 bilhões por ano pelos direitos de exibição da Fórmula 1.
Vale notar que o referido valor da oferta seria quase o dobro do que o Formula One Group — de propriedade da Liberty Media — ganha agora com os direitos televisivos globais. Além disso, acredita-se que o sucesso da Apple com os direitos da Major League Soccer (MLS) tenha despertado seu interesse na transmissão de outros campeonatos.
Ainda segundo as informações, devido aos contratos de transmissão existentes, a Apple não seria capaz de garantir todos os direitos da F1, de modo que o grau de exclusividade oferecido aumentaria ao longo dos anos.
Inicialmente, diz-se que a F1 ofereceria 25% de exclusividade, mas isso poderia aumentar para 100% após cinco anos, quando os contratos existentes expiram. Assim, o acordo oferecido pela Apple envolveria um pagamento fixo para sete (ou mais) anos.
Cabe apontar que, no Brasil, o Grupo Bandeirantes de Comunicação renovou por mais três temporadas o compromisso de transmissão da Fórmula 1 — assegurando, portanto, os direitos de exibição até o final da temporada 2025, segundo informações do iG.
Ainda assim, a espera pode valer a pena para a Apple, que vem tentando conquistar mais assinantes para seu serviço de streaming. Para se ter uma ideia, a receita de streaming esportivo e assinaturas de TV a cabo nos EUA deverá aumentar de US$13,1 bilhões (valor referente a 2022) para US$22,6 bilhões até 2027, de acordo com a empresa de inteligência Parks Associates.
Até o momento, tanto a Apple quanto o Formula One Group não comentaram as alegações.
via GPBLOG