A iFixit já havia divulgado sua análise sobre o desmonte dos novos iPhones, com foco especial no 15 Pro Max — inclusive dando-lhes a mesma nota de reparabilidade. Hoje, no entanto, eles compartilharam detalhes do teardown do iPhone 15, o qual mostra muito mais do que os olhos podem ver.
Isso porque eles usaram um microscópio DSX1000, da Evident Scientific, para ampliar algumas complexidades específicas do iPhone 15 — como é possível conferir no incrível vídeo abaixo:
Mais do que ampliar excessivamente alguns componentes, eles também compararam algumas peças entre o modelo de entrada e o topo-de-linha, a exemplo do sensor da câmera principal — o qual, embora seja de 48 megapixels em ambos os modelos, no iPhone 15 ele possui um tamanho reduzido (2,0 micrômetros) e, por isso, não apresenta o mesmo desempenho quando comparado ao sensor de 2,44μm dos modelos mais caros.
Eles também comentaram a implementação da porta USB-C, destacando não só alguns detalhes já sabidos (como o fato de a nova entrada ser compatível com USB 2 e não USB 3, como nos iPhones 15 Pro/15 Pro Max), mas também que o USB-C é mais suscetível a danos em ambientes corrosivos ou de alta umidade do que a porta Lightning.
Apesar disso, eles disseram que a Apple manteve a porta como um componente modular praticamente isolado, então você poderá simplesmente trocar a porta se ela falhar. Eles também isentaram a porta do estrito regimento de emparelhamento de peças.
No mais, eles apontaram a dificuldade em emparelhar peças originais entre dispositivos, o que pode causar problemas no uso e enalteceram a possibilidade de reparar o microfone inferior individualmente, como já divulgado.
O impulso da Apple pela modularidade, destacado pelo design do modelo de entrada, é um passo positivo em uma base já boa. No entanto, o desafio do emparelhamento de peças, a barreira completamente artificial que prejudica os recondicionadores e recicladores, bem como os reparadores diários, ainda é grande.
Como dissemos, o iPhone 15 (assim como os demais modelos) obteve uma pontuação de 4 (em 10) para reparabilidade — mas a iFixit ressaltou que essa nota poderá mudar de acordo com as próximas medidas da Apple.
Preço parcelado: a partir de R$6.499,00 em até 12x
Cores: azul, rosa, amarelo, verde ou preto
Capacidades: 128GB, 256GB ou 512GB
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.