O melhor pedaço da Maçã.

Vision Pro suportará espelhamento de tela via AirPlay e FaceTime; Personas não escanearão óculos

FaceTime no Apple Vision Pro

A Apple liberou nesta semana a quarta versão beta do visionOS 1.0 — sistema operacional que vai equipar o seu vindouro headset de realidade mista (aumentada e virtual), o Vision Pro. Como de costume, desenvolvedores do mundo inteiro já se debruçaram nos códigos em busca de possíveis pistas sobre o funcionamento do dispositivo, o qual só deverá chegar ao mercado no início do ano que vem.

Publicidade

Segundo o MacRumors, a nova beta trouxe sim algumas informações interessantes. A primeira delas são duas mensagens que fazem referência ao AirPlay e ao recurso de espelhamento de tela, algo que já está presente em outros dispositivos da Apple, como o iPhone. Eis a nossa tradução livre:

  • Selecione um dispositivo para espelhar conteúdo do seu Apple Vision Pro.
  • Apenas uma atividade está disponível ao espelhar ou compartilhar sua visão pelo AirPlay ou FaceTime.

Com esse achado, podemos dar como praticamente certo de que o headset da Maçã será sim compatível com o AirPlay e o compartilhamento de conteúdo. Dispositivos rivais como os da Meta Quest, por exemplo, também suportam o compartilhamento de conteúdo como uma forma de diminuir a sensação de isolamento causada por esses aparelhos de realidade virtual/aumentada.

Em outras palavras, podemos imaginar que será possível, por exemplo, compartilhar a sua visão com o Vision Pro para uma televisão ou um monitor externo de modo que outras pessoas em uma sala ou uma chamada de vídeo possam ver o que você está fazendo, tornando a experiência muito mais social.

EyeSight & Persona

Um dos grandes destaques da keynote de apresentação do Vision Pro, o EyeSight também ganhou mais informações. Segundo uma outra mensagem encontrada na beta mais recente, será possível redefinir os dados utilizados pelo recurso para simular os olhos do usuários na tela frontal do headset:

Publicidade

Você pode resetar o EyeSight ao ir em Ajustes » Percepção das Pessoas e tocar em Redefinir EyeSight Personalizado. Isso vai remover detalhes de olhos personalizados do EyeSight, como o formato e as medidas dos seus olhos, mas o EyeSight ainda vai usar o tom da sua pele onde disponível. Depois que você tiver redefinido o EyeSight, você pode restaurá-lo ao recapturar a sua Persona.

Por falar nas Personas (que nada mais são do que avatares 3D dos usuários criados para substituí-los em chamadas de vídeo), as informações também dão conta de que elas poderão ser armazenadas por até 30 dias nos headsets de outras pessoas para que elas possam visualizar o seu rosto. Todas as informações, porém, serão salvas com criptografia de ponta a ponta.

Além disso, as Personas também poderão ser armazenadas nos servidores da Apple. Os dados usados para gerar esses avatares, contudo, ficarão armazenados apenas no próprio Vision Pro:

  • Para chamadas do FaceTime em dispositivo com o visionOS, sua Persona será enviada para todas as pessoas na chamada para que elas possam vê-la. Depois que uma chamada é finalizada, sua Persona pode continuar armazenada de forma criptografada no dispositivo de outras pessoas por até 30 dias. Os outros participantes de uma chamada só poderão acessar a sua Persona se estiverem em uma chamada com você.
  • Para criar a sua Persona e o EyeSight personalizado, ‌as câmeras do Apple Vision Pro‌ capturam imagens e medidas 3D do seu rosto, sua cabeça, seu tronco e suas expressões faciais. Os dados utilizados para construir a sua Persona e o EyeSight não deixam o seu dispositivo. Sua Persona pode ser armazenada nos servidores da Apple, criptografada de um jeito que a Apple não pode acessar.

Mas se tem algo que as Personas não serão capazes de salvar — pelo menos em um primeiro momento — são detalhes como óculos ou qualquer outro acessório que cubra, mesmo que parcialmente, o rosto do usuário. Como notado pelo usuário M1 [@M1Astra] no Twitter X, o Vision Pro pedirá para que você remova qualquer acessório do tipo antes de escanear o seu rosto.

Para contornar essa limitação, porém, o visionOS permitirá que as pessoas escolham um modelo de óculos virtual que poderá ser adicionado ao seu avatar — assim como já é possível fazer com os Memojis, por exemplo. Segundo M1, existem vários estilos de óculos disponíveis, sejam eles redondos, quadrados ou retangulares.

Publicidade

Como notado também pelo MacRumors, é bastante possível que a Apple deixe as pessoas escolherem as cores das armações e das lentes para deixar a coisa toda ainda mais convincente. Entretanto, é provável que alguns donos do headset não encontrem um modelo de óculo que seja exatamente parecido com o seu.


O Apple Vision Pro, vale lembrar, será lançado na primeira metade do ano que vem custando a partir de US$3.500, inicialmente apenas nos Estados Unidos.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Coreia do Sul volta a implicar com taxas da App Store e ameaça multar a Apple

Próx. Post

MacMagazine no Ar #548: iOS 17.0.3, Bing da Apple, Fórmula 1 no Apple TV, Mapas no Brasil e mais!

Posts Relacionados