O CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Apple, Tim Cook, concedeu recentemente uma entrevista à revista Brut. na qual rebateu as acusações de que a Maçã estaria praticando greenwashing ao afirmar que alguns de seus produtos já são totalmente neutros em carbono. Ele também comentou os bastidores da empresa e seus esforços pessoais para tornar o planeta um lugar mais sustentável.
A conversa aconteceu em um data center da Apple na Dinamarca, o qual é mantido funcionando com a ajuda de uma série de placas fotovoltaicas. Essa, vale notar, é a primeira vez que a empresa convida alguém da imprensa para visitar a instalação.
Cook teve que responder uma pergunta polêmica logo de cara: “Você realmente acha que precisamos de um iPhone novo todo ano?” Essa questão, é claro, está ligada à ideia de que, caso a gigante de Cupertino realmente quisesse ser considerada verde, diminuir o ciclo de atualizações dos seus dispositivos seria um bom começo — desincentivando, assim, o consumo desenfreado.
Acho que ter um iPhone todos os anos é ótimo para aquelas pessoas que o desejam. E o que fazemos é permitir que as pessoas troquem seus telefones. E então revendemos esses telefones se eles ainda estiverem funcionando. E se não estiver funcionando, temos maneiras de desmontá-lo e pegar os materiais para fazer um novo iPhone.
Ao ser perguntando como o iPhone deverá se parecer daqui a 20-30 anos (isso se, convenhamos, ele sequer existir), o CEO preferiu dar uma resposta evasiva, afirmando que a Apple é uma empresa “muito secreta” com os seus produtos. Entretanto, ele acredita sim que o aparelho terá um impacto bem menor no meio ambiente:
Acho que será neutro em carbono. Acho que obviamente estará muito à frente de onde está atualmente, mas não gostaria de lhe contar todos os nossos segredos a esse respeito. Direi apenas que, do ponto de vista ambiental, será neutro em carbono.
Ao ser criticado por usar o termo “neutro em carbono” repetidas vezes, Cook defendeu a ideia, dizendo que no caso da Apple isso significa “tomar uma ação” em vez de simplesmente investir em formas baratas e não tão efetivas assim de diminuir a pegada de carbono:
Eu convidaria qualquer pessoa para ver como estamos definindo isso em nosso negócio, porque o que estamos fazendo é trabalhar duro para reduzir drasticamente nossa pegada e, então, neutralizar seja lá o que sobrou com compensações de alta qualidade, como florestas e pastagens manejadas que extraem carbono da atmosfera.
Quando indagado sobre as acusações de greenwashing — prática que ele chamou de “repreensível” —, Cook listou as conquistas da Apple em sustentabilidade em seus produtos como uma “prova real” de seus avanços:
O fato de termos reduzido drasticamente o transporte aéreo para o transporte marítimo na pegada de transporte. Esta é uma ação. O fato de que estamos encolhendo as embalagens para que mais dessas coisas caibam em um palete. Esta é uma ação fundamental. Estamos eliminando os plásticos. Todas essas coisas são ações que tomamos e todas elas resultam em um relógio neutro em carbono. E até 2030, teremos produtos neutros em carbono em todos os níveis.
Por fim, ao ser perguntando sobre o que faz no dia a dia para contribuir com essa meta, Cook listou alguns de seus hábitos:
Eu dirijo um carro elétrico. Tento evitar plásticos e garrafas plásticas. Eu reciclo. Eu faço compostagem. Todas essas coisas que tento fazer, tudo o que faço, tento o meu melhor para fazer algo que tenha menor pegada de carbono.
A entrevista completa pode ser conferida nessa página em formato de vídeo, o qual possui cinco minutos de duração.
via 9to5Mac
Notas de rodapé
- 1Chief executive officer, ou diretor executivo.