A miHoYo, criadora do famoso jogo Genshin Impact, foi mais uma companhia que tentou “passar por cima” da polêmica taxa (de até 30%) cobrada pela Apple a desenvolvedores. Foi o que informou um novo relatório do The China Project, o qual também destacou que as duas tentativas foram rapidamente “barradas” pela Maçã.
A investida da miHoYo para escapar da taxa cobrada pela empresa americana teria se iniciado em agosto, quando a desenvolvedora instruiu a equipe de atendimento do seu aplicativo oficial de fórum — que dá aos jogadores acesso a promoções exclusivas relacionadas aos softwares — a direcionar usuários a fazer compras pelo site oficial.
Embora com impacto limitado — basicamente atingindo apenas usuários que entraram em contato para tirar dúvidas sobre pagamentos —, a estratégia chamou a atenção da Apple, que retirou o software da App Store temporariamente. Em seu retorno, os atendentes já não davam mais a orientação para a compra pelo site oficial.
A segunda tentativa da miHoYo, por sua vez, foi por meio de um microprograma lançado no app de pagamentos chinês Alipay. Mesmo que a divulgação do novo método tenha se resumido a breve postagens na rede social Weibo, a Apple não perdeu tempo e desativou o recurso para usuários do iPhone em setembro.
Essas tentativas mostram que a aparente boa relação entre a Apple e a miHoYo, cuja sede foi visitada pelo próprio Tim Cook em visita à China recentemente, não é um mar de rosas como se imaginava. Especialistas, inclusive, acreditam que mais empresas tentarão adotar táticas semelhantes futuramente.
via 9to5Mac