Pouco depois do seu tão esperado anúncio, ficamos sabendo que as telas Micro-OLED 4K do Apple Vision Pro poderão alcançar uma taxa de atualização de até 96Hz, embora operem a 90Hz a maior parte do tempo. Essa exceção, de acordo com a Maçã, entra em cena quando o usuário está consumindo um conteúdo gravado a 24 quadros por segundo, por exemplo.
Acontece que, ao que tudo indica, o headset poderá sim ser capaz de entregar taxas de atualização ainda mais altas em alguns cenários. De acordo com código encontrado na quarta beta do visionOS 1.0 pelo usuário do X (ex-Twitter) M1 [@M1Astra], o dispositivo de realidade virtual/aumentada poderá alcançar, na verdade, taxas de até 100Hz.
Mais nas imagens.
.
Mais referências: “100Hz”, “PASSTHROUGH_50HZ_FLICKER_DETECTED”
De acordo com a postagem, entretanto, o Vision Pro só exibirá conteúdos nessa taxa de atualização caso o dispositivo detecte que as luzes de um ambiente (como lâmpadas e luminárias) estejam piscando na imagem vista pelo usuário, o que pode causar certo desconforto.
Isso acontece pois algumas luzes artificiais operam a uma frequência de 50Hz, o que pode ocasionar no fenômeno descrito anteriormente, também chamado de “flickering” — muito comum especialmente em conteúdos gravados a 60Hz. Na Europa, por exemplo, vários sistemas elétricos operam a 50Hz, o que torna esse recurso ainda mais importante por lá.
A informação de que o Vision Pro seria capaz de entregar imagens de até 100Hz, vale notar, não é exatamente nova. Embora a Apple tenha se limitado a dizer que ele só chegaria a 96Hz, uma lista de especificações do dispositivo divulgada em agosto já dava conta dessa capacidade.
De qualquer maneira, sabemos agora que o headset de realidade mista da Maçã terá pelo menos três modos de exibição (90Hz, 96Hz e 100Hz), embora dois deles só funcionem em situações específicas. O dispositivo, inclusive, limita automaticamente a taxa de atualização para 90Hz quando o usuário ativa o “Modo Viagem” (“Travel Mode”), como durante um voo.
via MacRumors