Após o seu irmão maior, foi vez do iPhone 15 Pro de passar pelo teste de câmera do DXOMARK. Os resultados foram bastante parecidos com os do modelo mais caro, o que inclui a pontuação geral, de 154 pontos — de modo que os aparelhos estão empatados no segundo lugar do ranking do teste, abaixo do Huawei P60 Pro, que foi avaliado com 156 pontos.
Os resultados atingidos pelo dispositivo nas diversas categorias analisadas pelo site também foram bastante similares aos do iPhone 15 Pro Max, variando em alguns casos em um a três pontos. As câmeras dos aparelhos são similares, com a principal diferença estando na lente teleobjetiva, que ficou mais poderosa no caso do modelo maior.
As pontuações obtidas pelo aparelho em situações como ao ar livre, em ambientes fechados e de fotos de amigos e família foram as maiores obtidas até agora no teste do DXOMARK. O mesmo ocorreu, como se pode ver acima, em categorias como estabilização, ruído e cor de vídeos e textura e efeito bokeh em fotos.
Como pontos positivos, foram destacados o brilho e o contraste vivos ao visualizar as fotos em HDR1High dynamic range, ou grande alcance dinâmico., exposição precisa e renderização de cores natural. Já do lado negativo, o site apontou ruídos em fotos capturadas em baixa luz, HDR um pouco limitado, artefatos indesejados e falta de detalhes em capturas de zoom de longo alcance.
Algo intrigante é que os resultados de captura com a câmera telefoto com zoom de 3x foram melhores no iPhone 15 Pro do que no 15 Pro Max. Para o DXOMARK, as fotos do modelo menor nessas condições apresentaram uma menor perda de detalhes, além de contarem com um número menor de artefatos.
Esse resultado chega a surpreender, considerando que o iPhone 15 Pro Max conta com um hardware bastante superior em matéria de zoom. Em capturas em que o zoom era de menor alcance, o site afirmou que os resultados de ambos os aparelhos foram similares, com o menor apresentando um nível consistente de detalhe.
Vale notar, contudo, que a diferença na qualidade é consequência do fato de o zoom entre 3x e 5x do modelo maior ser feito cortando uma foto tirada com a câmera grande-angular, já que a câmera teleobjetiva tem capacidade de 5x; o sensor teleobjetivo do menor, por sua vez, já oferece o zoom óptico de 3x. O apontamento, porém, não impactou na pontuação do teste de câmera do aparelho, de modo que o resultado na categoria zoom do 15 Pro (139) foi um pouco menor do que o do 15 Pro Max (142).
Também foi destacada a importância do recurso HDR Inteligente para melhorar brilho, contraste e cor da imagem. No mais, foram destacadas similaridades entre os dois aparelhos na retenção de detalhes durante a captura de rostos e no modo Retrato, bem como no trabalho de controle de ruídos, apesar de terem sido observados ruídos em fotos em baixa luz no caso do iPhone 15 Pro.
A avaliação completa do dispositivo inclui diversos gráficos e métricas que o DXOMARK usa para quantificar todos os resultados. Esses padrões também são seguidos em outras análises, de modo a viabilizar a comparação entre os números de diferentes dispositivos.
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-15-Pro https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-15-Pro-Max]]NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
Notas de rodapé
- 1High dynamic range, ou grande alcance dinâmico.