Apesar de o iOS 17.0.3 ter sido lançado para corrigir problemas de superaquecimento, é possível que a nova versão do software tenha também criado novas instabilidades no sistema. Alguns usuários estão relatando que os seus iPhones — de diversos modelos — estão desligando sozinhos durante a noite, mesmo estando conectados ao carregador, inclusive fazendo com que alarmes definidos não toquem pela manhã.
Como mostrado pelo 9to5Mac, algumas pessoas relataram que, ao usar o iPhone pela primeira vez após acordar, precisam digitar o código para desbloquear o dispositivo — indicativo de que os aparelhos reiniciaram, mesmo sem terem sido desligados voluntariamente.
Além disso, ao acessar o histórico do nível da bateria nos Ajustes, mostra-se que, durante algumas horas da madrugada, o dispositivo estava desligado — já que não é visto nem consumo de energia nem os status de recarga da bateria —, comprovando a instabilidade.
Em um caso um pouco mais estranho relatado no Reddit, em que o iPhone ficou a noite inteira conectado ao carregador, o nível da carga da bateria ficou em 80% por algumas horas — mesmo sem o recurso de Carregamento Otimizado ativado — até que o iPhone desligou. Pode-se ver que, horas depois, quando o aparelho religou, a carga já estava em 100%.
Algumas pessoas cogitaram a possibilidade de o aparelho não passar todo esse tempo desligado, mas de o iPhone só voltar a registrar o nível da bateria após o desbloqueio e/ou após algum tempo ligado. Como, na maior parte dos casos, tal problema vem ocorrendo enquanto os usuários estão dormindo, porém, é difícil de saber exatamente como o aparelho fica nesses momentos.
Vale lembrar, contudo, que existem relatos de alarmes definidos que não tocaram em razão do bug, de modo que é sim provável que os iPhones realmente fiquem desligados durante o tempo apontado no histórico de nível da bateria. O tempo durante o qual os aparelhos ficam desligados e a recorrência do problema, porém, varia conforme o caso.
Outro usuário, por exemplo, relatou que o seu alarme e o do filho deixaram de tocar em razão do problema, algo que nunca havia ocorrido, segundo ele. Em alguns outros casos, contudo, os dispositivos voltaram a funcionar alguns minutos antes de os alarmes dispararem, mostrando a variedade de formas por meio das quais o problema pode se manifestar.
Para verificar se o seu iPhone vem apresentando esse problema, basta ir às configurações da Bateria (nos Ajustes) e observar o histórico do nível de carga nas últimas 24 horas. Caso haja algum espaço em branco que você não identifique como um momento em que o iPhone estava desligado, é sinal de que está enfrentando o bug.
A Apple ainda não se posicionou oficialmente sobre a questão ou mencionou possíveis correções futuras, então continuaremos acompanhando.
via 9to5Mac