Não dá, ainda, para dizer que o Apple Pay chegou para revolucionar. Mas que ele é o maior candidato para fazer isso, ninguém duvida.
Durante anos, as empresas de tecnologia têm sonhado com um futuro em que as pessoas possam abandonar suas carteiras e pagar as coisas com os seus smartphones. E durante anos, isso não aconteceu.
Mas a Apple pode conseguir alguma coisa.
Uma matéria do The New York Times destacou, entre outras coisas, alguns números do novo sistema de pagamentos móveis da Apple, veja só:
A Whole Foods, cadeia de supermercados high-end, disse que processou mais de 150 mil transações via Apple Pay. O McDonald’s, que aceita a Apple Pay em seus 14.000 restaurantes nos Estados Unidos, afirmou que ele foi responsável por 50% das suas operações “toque-para-pagar”. E a rede nacional de farmácias Walgreens disse que seus pagamentos móveis dobraram desde que o Apple Pay foi lançado.
Using Apple Pay at Whole Foods. Easy, Private, and Secure. pic.twitter.com/Uzat5FNAHN
— Tim Cook (@tim_cook) November 17, 2014
Usando o Apple Pay no Whole Foods. Fácil, privado e seguro.
É claro que o Apple Pay ainda tem muito chão se quiser de fato substituir a forma atual como consumidores pagam por produtos em lojas, mas se alguma empresa de tecnologia conseguiu causar alguma mudança nesse mercado, até o momento essa empresa foi a Apple.
De acordo com Michael Abbott, executivo da Softcard, a Apple despertou o interesse de muitas empresas por pagamentos móveis, fazendo-as adotar a tecnologia NFC em seus pontos de venda. Isto, é claro, acaba beneficiando não apenas a Apple mas muitas outras companhias que possuem sistemas concorrentes ao Apple Pay, como Google e Softcard.
Desde que o Apple Pay foi lançado, o aplicativo da Softcard foi baixado mais vezes por novos clientes e usado com mais frequência por seus membros já existentes, de acordo com o Abbott. Na semana passada, o Google informou que seu produto de pagamentos móveis, o Google Wallet, também está sendo mais usado após o lançamento do Apple Pay.
“É uma onda crescente que levantou todos os barcos”, disse Abbott.
Numa nota relacionada, uma pesquisa feita pela Stratos indicou que 30% dos americanos que possuem smartphones planejam usar o Apple Pay ou o Google Wallet nas compras de fim de ano (Black Friday, Natal, etc.). Mais impressionante ainda: 17% disseram que, se os estabelecimentos comerciais aceitarem essas opções de pagamento, muito provavelmente gastarão mais do que o normal.
Vale notar, porém, que muitos consumidores entrevistados não fazem ideia de quais lojas de fato aceitam o Apple Pay e o Google Wallet — como por exemplo o Walmart; além disso, eles não se sentem confortáveis o suficiente ainda para abandonar de vez o cartão de crédito e confiar 100% nesses sistemas móveis.
[via AppleInsider, BGR]