O melhor pedaço da Maçã.

Macs com Apple Silicon já são maioria entre usuários, revela pesquisa

Mac Apps Report 2023

O Setapp divulgou hoje o relatório anual Mac Apps Report 2023. A pesquisa teve como base 1.241 usuários de Macs e oferece uma visão abrangente das preferências de software deles, a adoção de aplicativos alimentados por inteligência artificial, a importância do Apple Silicon e mais.

Publicidade

Entre as principais conclusões do relatório, estão a do uso de apps. Em média, de acordo com o levantamento, usuários de Mac possuem 51 aplicativos instalados, com até 15 sendo usados diariamente.

Vale destacar que web apps, as ferramentas da Microsoft, do Google Office e da Adobe foram amplamente citados como apps vitais. Além disso, usuários também mencionaram softwares de produtividade, como o Spark, o Zoom e o 1Password, entre outros.

Ao ponderarem a compra de um novo app, os usuários de Mac focalizam principalmente no preço e nas funcionalidades disponíveis. Críticas negativas e incertezas acerca da utilização regular destacaram-se como os principais fatores que os levam a hesitar na aquisição.

O relatório ressalta que 42% dos entrevistados utilizam aplicativos baseados em inteligência artificial diariamente, e notavelmente, 63% dos usuários desses aplicativos consideram as ferramentas de IA extremamente vantajosas em suas atividades cotidianas.

A pesquisa evidencia que 44% dos desenvolvedores de Mac já incorporaram modelos de inteligência artificial e aprendizado de máquina (machine learning, ou ML) em seus aplicativos, ao passo que 28% estão em processo ativo de implementação dessas tecnologias.

Publicidade

Além disso, aproximadamente 83% dos utilizadores realizaram pagamentos por software destinado a Macs no mês anterior. Mais precisamente, as assinaturas despontam como a modalidade de pagamento mais favorecida, visto que concedem a liberdade de iniciar ou cessar a utilização de um aplicativo a qualquer momento. Contudo, para algumas pessoas, as compras únicas são vistas como a opção mais econômica.

Publicidade

De acordo com a pesquisa, os Macs são predominantemente selecionados devido ao seu desempenho excepcional, confiabilidade e o sistema operacional. Nesse contexto, o MacBook Pro se destaca como o dispositivo mais popular, com 70% dos entrevistados possuindo um Mac equipado com os chips M1 ou M2.

Para Mykola Savin, líder de produto do Setapp, o relatório “fornece aos desenvolvedores dados valiosos sobre o uso de aplicativos — diretamente dos usuários finais”.

“Com o mercado de aplicativos evoluindo rapidamente, nosso objetivo foi resumir o relacionamento dos usuários de Mac com seu software ao longo de 2023, destacando as tendências principais e insights substanciais”, finalizou.

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Suposto Vision Pro mais barato poderá não ter chip de Macs e EyeSight

Próx. Post

Três novos iPads poderão ser lançados amanhã; “Apple Pencil 3” a caminho?

Posts Relacionados