O mercado global de smartphones sofreu uma contração de 8% no terceiro trimestre de 2023, atingindo seu nível mais baixo em uma década, de acordo com dados da Counterpoint Research.
Segundo o estudo, as remessas da Apple também caíram 8% durante o trimestre, enquanto a líder de mercado, a Samsung, registrou uma queda de 13% nos volumes de vendas. Ainda assim, houve algumas surpresas em meio a um cenário desafiador.
A chinesa Huawei, por sua vez, conseguiu ganhar participação de mercado, apesar das rígidas sanções dos Estados Unidos — algo atribuído ao Mate 60 Pro, lançado no mês passado e que conta com um chip avançado de fabricação local.
O levantamento mostra que a indústria como um todo registrou um aumento de 2% nas remessas em relação ao segundo trimestre de 2023. Isso sugere a possibilidade de quebrar a sequência de mais de dois anos de quedas no último trimestre do ano.
A Counterpoint disse estar otimista com uma possível recuperação do mercado, atribuindo parte disso aos iPhones 15. A empresa acredita que a nova linha poderá reacender o crescimento nos mercados desenvolvidos, como EUA, Europa e Coreia.
Além disso, a temporada de festas no Brasil que se aproxima, o famoso 11 de novembro na China (a Black Friday do país) e as promoções de fim de ano em várias regiões deverão oferecer suporte adicional ao mercado de smartphones.
Apesar das dificuldades nos mercados desenvolvidos, os emergentes (como o Oriente Médio e a África) permanecem como um setor positivo para as vendas de smartphones. No terceiro trimestre de 2023, essas regiões foram as únicas a verem crescimento anual, proporcionando uma luz no fim do túnel em um ano desafiador para a indústria.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
via MacDailyNews