Um dos candidatos ao título de “novo Twitter”, o Bluesky ainda nem foi lançado oficialmente — a rede está em um duradouro regime beta para convidados desde março deste ano. Ainda assim, ela está prestes a ganhar o seu primeiro cliente criado por terceiros funcional, o Graysky — cuja previsão de lançamento é para o próximo sábado (21/10).
Já disponível para encomenda na App Store, o software — que lança um interessante contraponto com a plataforma principal tanto no nome (“céu cinza”, em tradução literal), quanto no seu ícone (um céu com nuvens bastante carregadas) — é um projeto do engenheiro de software Samuel Newman [@mozzius.dev], o qual o construiu sob o protocolo de rede descentralizado da empresa (o Protocolo AT).
Enquanto o céu azul do Bluesky ainda é limpo e carente de vários recursos presentes em redes como o Twitter X — problema que atinge até mesmo plataformas já lançadas oficialmente, cabe destacar —, o do Graysky é “carregado” de funcionalidades extras que tornam a experiência de uso mais próxima à do (ex)passarinho.
Entre elas, há a possibilidade de traduzir posts sem deixar o app, enviar GIFs armazenados na plataforma Tenor, ver todas as pessoas que você convidou para a rede social e também visualizar as curtidas de todos os usuários — funcionalidade que é limitada ao seu próprio perfil no software principal.
Obviamente, o app não abdica de recursos e funcionalidades que são diferenciais no Bluesky — como os Feeds, que são diferentes timelines segmentadas por agrupamentos como posts populares com os amigos ou posts em destaque na rede social. O Graysky dá ainda mais destaque a eles, colocando a lista de feeds dos usuários logo na tela inicial — possibilitando já escolher de cara o feed em que deseja navegar.
Já testado por mais de 4 mil usuários, o Graysky será completamente gratuito num primeiro momento. Porém, de acordo com o TechCrunch, o desenvolvedor planeja adicionar uma opção de assinatura que dará direito a recursos exclusivos, como enquetes e insights sobre publicações.