E o Tour de Chine continua! Após visitar uma Apple Store, uma escola e uma fazenda na China, o CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Apple, Tim Cook, manteve encontro com o ministro do comércio do país, Wang Wentao, além de ter visitado uma fábrica da Luxshare, onde são produzidos dispositivos da Maçã.
Conforme repercutido pela Bloomberg, o ministro afirmou que a China está aberta para a Apple e para outras multinacionais, desde que elas compartilhem os “dividendos do mercado chinês” e engajem no “desenvolvimento ganha-ganha” — expressão comumente usada pelo governo do país para descrever iniciativas que beneficiem ambos os lados. Tal apoio é importante ante medidas anteriores como o banimento do uso de iPhones por funcionários públicos do país.
De acordo com um comunicado do Ministério do Comércio chinês, Cook e Wentao discutiram assuntos como o desenvolvimento da Apple na China e disseram apoiar o fortalecimento das relações comerciais entre os Estados Unidos e a nação asiática. O CEO também ressaltou valorizar enormemente as conquistas obtidas por lá nas três últimas décadas.
O ministro disse, ainda, que a China promoverá de maneira firme a abertura de alto nível para expandir o acesso ao mercado chinês por parte de, principalmente, multinacionais, além de estar comprometida com a criação de um ambiente internacional legal e de negócios voltado para o mercado.
Já a visita do executivo a uma fábrica da Luxshare — uma das principais fornecedoras da Apple — rendeu inclusive uma publicação no perfil de Cook na rede social chinesa Weibo, a qual destaca o papel da fornecedora na fabricação do iPhone 15 Pro Max e de Apple Watches. Como lembrado pelo South China Morning Post, a fábrica também produz AirPods e será uma das fabricantes do Apple Vision Pro.
Cook destacou, ainda, que a produção de dispositivos da Apple realizada pela Luxshare deverá se tornar neutra em carbono até 2030. A fornecedora começou a ganhar mais espaço da demanda de suprimento de iPhones no ano passado, quando passou a produzir um número pequeno de iPhones 14 Pro Max, após problemas com a fábrica da Foxconn relacionados a lockdowns.
A Luxshare foi fundada em 2004 por Grace Wang Laichun (à direita na foto acima), uma ex-funcionária da Foxconn, outra grande fornecedora da Apple e que também fabricará o Vision Pro. O headset será a primeira geração de um dispositivo da Apple a ser fabricada na China continental.
Apesar de estar diversificando países onde seus produtos são fabricados, a dependência da Apple em relação à China continental ainda é sensível, de modo que visitas como essa se fazem necessárias para apaziguar os laços ante tensões entre EUA e China.
Notas de rodapé
- 1Chief executive officer, ou diretor executivo.